DME premia concurso de desenhos e maquetes

Vencedora do concurso de desenhos, Isabela Delatesta, aluna do 3º ano da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, com o desenho “Tô ligada na economia”.

O grupo DME em parceria com a Prefeitura realizou na noite da última segunda-feira, 25, a premiação dos concursos de desenhos e maquetes do Projeto Educacional de Eficiência Energética “Escolas e Cidadãos Ecoeficientes”. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no Espaço Cultural da Urca e contou com a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, e da secretária de educação Maria Cláudia Prézia e do presidente do grupo DME, João Deom Pereira.
O objetivo dos concursos era fazer com que as crianças trabalhassem os conceitos básicos do uso racional e seguro da energia elétrica, e a importância do consumo consciente.
No concurso de desenhos, participaram alunos do 1º ao 5º ano de 19 escolas municipais, sendo um desenho inscrito por escola. A vencedora foi Isabela Delatesta, aluna do 3º ano da Escola Municipal Professor Júlio Bonazzi, com o desenho “Tô ligada na economia”. “Eu já esperava ganhar, quando eu comecei a desenhar e a tia pediu pra eu refazer já imaginei que ganharia” disse Isabela.
Já o concurso de maquetes contou com a participação de alunos do 5º ao 9ª ano de 16 escolas, sendo também, um trabalho inscrito por escola. As campeãs foram as alunas Larissa Andreoli Lávia, Francine Souza de Lima e Beatriz Silva de Lima, da Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, que desenvolveram em maquete o projeto de uma casa ecológica, com iluminação natural através de garrafas pet, lixos recicláveis e reutilização de água. “Ficamos surpresas, pois tiveram outras maquetes maravilhosas com ideias muito boas”, afirmou Larissa.
Todos os alunos autores de desenhos e maquetes receberam medalhas e camisetas do projeto, além de ganharem uma viajem ao Cata-vento Cultural, localizado na cidade de São Paulo, que será realizada no início do próximo mês. Os vencedores receberam também como prêmios, um troféu e um brinquedo educacional cada.
A importância do projeto
Para Maria Cláudia Prézia, secretária de educação, é sempre importante trabalhar a questão ambiental. E quando se quer trabalhar essa questão, é preciso trabalhar primeiramente a conscientização. “É notável a alegria dessas crianças na premiação de hoje, o orgulho deles pelo trabalho que realizaram me deixou muito contente. Essa é a prova de que é necessária a conscientização, pois eles se conscientizaram e fizeram acontecer” afirmou.
Já o prefeito Eloisio afirmou que um evento como este faz com que as crianças pensem na questão do meio ambiente e na economia de energia, agregando assim uma melhor qualidade de vida. Disse ainda que todas as ações desenvolvidas pelo projeto são de suma importância, pois levam conhecimentos para as crianças, que por sua vez, difundem esses conhecimentos em suas casas para seus familiares.