E.M. Dr. Haroldo Affonso Junqueira realiza projeto contra o Aedes aegypti

Alunos fizeram apresentação durante inauguração da nova UBS do Santa Rosália

A Escola Municipal Doutor Haroldo Affonso Junqueira, no bairro Santa Rosália, está com um projeto diferenciado para conscientizar as pessoas no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os alunos produziram paródias de músicas populares entre os jovens com letras que trazem a preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito e também os cuidados na prevenção.
A unidade lançou o projeto “Escola e Comunidade contra o Zika”, buscando conscientizar os moradores do bairro a se prevenirem contra o mosquito transmissor. O projeto conta com ações integradas como caminhadas, panfletagem e a parte artística, com as paródias.
A ideia de modificar a letra das músicas foi do professor Reginaldo Teixeira. As paródias são baseadas em letras de cantores conhecidos do público jovem, como a dupla Jorge e Matheus e a cantora Anita. Nas paródias, os alunos trocam as letras originais por letras que conscientizam as pessoas a terem cuidado com o mosquito transmissor, e até contam a realidade de pessoas que sofreram com o vírus. “Eu sugeri que fizéssemos as paródias, dividi os alunos em grupos e eles tiveram liberdade para escolher a música e compor a letra”, explicou o professor. Cerca de 90 alunos participam desta etapa do projeto.
Na última segunda-feira (11), durante a inauguração da nova UBS Santa Rosália, os alunos realizaram a apresentação para os moradores e autoridades e chamaram a atenção do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço. “Quero dar os parabéns ao pessoal da escola Haroldo pelo trabalho. Sem dúvida, o caminho para a melhoria da saúde passa pela educação”, destacou.
E o projeto não para por aí. Segundo a diretora da escola, Andréa Aparecida de Assis Souza, no próximo dia 19, às 14h, alunos da escola irão realizar um desfile pelo bairro Santa Rosália com a participação da banda marcial, juntamente com ações de panfletagem e orientação, para chamar a atenção dos moradores para o combate ao Aedes aegypti.