Eloísio quer inovações no setor turístico

Turismo foi tema de audiência na Câmara Municipal

Reinventar, vocação, apoio, parceria, iniciativa, aperfeiçoamento.  Estes foram termos  usados repetidas vezes para ilustrar as opiniões sobre a situação atual do turismo em Poços de Caldas. O prefeito  Eloísio do Carmo Lourenço  engrossou o coro com as demais autoridades e lideranças presentes à Câmara Municipal, na manhã da  última sexta,23. Para ele, é preciso aprender com os acertos dos outros, para evoluir na forma de modernização do setor.
O encontro para debater o turismo local foi convocado pelo deputado federal  Geraldo Thadeu  e contou com a participação do deputado estadual  Carlos Mosconi , do presidente da Câmara Municipal  Paulo Tadeu, e do secretário de Cultura e Turismo, Rômulo Vilela Filho . Em suas participações, todos reconheceram a vocação e o potencial turístico da cidade e sugeriram a reinvenção de ações, com a realização de projetos para elevar o fluxo turístico do município.
Eloísio avaliou que o turismo de Poços estagnou e mostrou-se também favorável às parcerias público privadas (PPP), que contam  com projeto de autoria do vereador, Paulo Tadeu, na Câmara Municipal. Para ele, isso seria uma das soluções para acelerar o ritmo de obras, melhorar o resultado logístico e, porque não, distribuir lucros ao investidor.
Para Eloísio, a fama que Poços de Caldas possui ,em nível nacional, precisa ser usada para ampliar as possibilidades do turismo local. O prefeito ressalta, ainda, que a administração pública será sempre parceira, porém, deve deixar de ser paternal e agir mais como apoiadora de bons projetos. Para ele, a função do turismo é, também, gerar divisas para conseguir recursos financeiros para investimentos em outras áreas importantes como educação, saúde, transporte segurança etc.
Prestigiaram o evento o vice-prefeito, Nizar El Khatib  e os vereadores, Rogério Andrade, Marcos Sansão, Joaquim da Farmácia, Paulo Eustáquio, Tiago Cavelagna. O encontro contou, ainda, com a participação de diversas entidades representativas do município, que também se posicionaram em relação ao tema. Entre elas, a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária (Acia), Sindicato dos Hotéis, Sindicato do Comércio, Sindicato dos Bares e Restaurantes, Poços de Caldas Convention  and Visitors Bureau, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Circuito Turístico Caminhos Gerais.