Encontro de Sanfonas reúne grande público

Encontro reuniu 20 sanfoneiros

Foi um sucesso o 2º Encontro de Sanfonas de Poços de Caldas, realizado na última sexta-feira (29), à noite, na Praça dos Macacos. O evento, idealizado pela Seção de Bibliotecas Públicas do município, junto com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, aconteceu dentro da programação do “Natal dos Sonhos” e, pela primeira vez, as apresentações foram em local aberto.
O encontro reuniu sanfoneiros de todas as idades, muitos da própria cidade e da região e, também, alguns vindos de outras localidades. O público, que lotou a tenda montada na praça, acompanhou as apresentações, de mais de 20 músicos, até o final do evento. O encontro foi criado em 2012, com o intuito de homenagear o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, que imortalizou o instrumento. O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e alguns secretários municipais prestigiaram a promoção.
Entusiasmada com a participação dos músicos e da população, a chefe da Seção de Bibliotecas Públicas, Ângela Nogueira, já planeja para a terceira edição um evento exclusivo e muito maior. Para ela, a receptividade de público, com a mudança para um local aberto, demonstra que no próximo ano o encontro, ainda com data por agendar, deve crescer ainda mais, inclusive, agregando algumas iniciativas relacionadas à cultura da sanfona e a importância do instrumento dentro das expressões folclóricas brasileiras.
Nesta edição o encontro contou com o apoio fundamental para a organização do sanfoneiro poços-caldense, Gervásio José Muniz (Gegabinha), que também se apresentou no encontro. Para o músico, o principal objetivo da promoção é resgatar a história popular do acordeom e, com isso, estimular o surgimento de novos talentos da cidade.
O grande público, que lotou a tenda montada na praça, acompanhou as apresentações, de mais de 20 músicos, até o final do evento