Você está em:

Equipes de PSF passam por capacitação sobre pré-natal

Dra. Fátima Livorato durante a capacitação aos médicos e enfermeiros de PSF e UBS


As novas equipes de PSF e também as equipes de UBS (postos de saúde), participaram de uma capacitação com o tema “Assistência  Pré-Natal”, nos dias 27 e 28,  ministrada pelos médicos do Hospital da Zona Leste, dra Angela Borges de Carvalho Campos, dr Cloves Borges Correa, dra Rita de Cássia Reis Araújo Porto e a enfermeira Neila Regina de Oliveira, do Programa Materno Infantil .
“O objetivo é a melhorar a qualidade da assistência pré-natal, através da capacitação dos médicos e enfermeiros que atendem as gestantes no PSF e UBS, e com isso melhorar as condições da gestante e do recém nascido” afirma a secretária de saúde Dra Aparecida Linhares Pimenta.
“Nossa expectativa é evitar óbitos em crianças menores de um ano.  Poços de Caldas apresenta Taxa de Mortalidade Infantil relativamente baixa, e nós pretendemos controlar e até diminuir esta Taxa”, informa dra Fátima Livorato assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde.
A capacitação faz parte das diretrizes da Rede Cegonha no município, que prevê o atendimento da gestante, da puérpera e da criança menor de dois anos. Outra ação neste sentido foi a implantação do teste rápido de gravidez e toxoplasmose nas unidades.
A assistência  pré-natal nas unidades de saúde é fundamental para garantir uma gestação saudável. Em Poços de Caldas as gestantes contam também com o Programa Materno Infantil, voltado para prevenção no pré-natal, com incentivo ao aleitamento materno, orientação às gestantes sobre os cuidados que deve ter durante a gravidez e após o nascimento do bebê e ainda o acompanhamento da puericultura.  “A assistência pré-natal é realizada pelas equipes do PSF e das UBS, que  oferecem às gestantes consultas mensais e realizam a solicitação dos exames laboratoriais”, informa dra Fátima.
Quando a gestação é classificada de risco e necessitar de assistência especializada, a gestante é encaminha para o Hospital da Zona Leste, no ambulatório de pré-natal de alto risco, que conta com equipe de especialistas preparada para atender as gestantes dessa condição, ou portadora de diabetes ou hipertensão.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social