Escola da zona sul cria projeto de revitalização da Biblioteca

Alunos aprendem a reciclar livros em oficina realizada na própria escola

Acesso à leitura e integração com a comunidade. Esses são os dois pilares do projeto “Biblioteca Viva”, uma iniciativa da Escola Municipal Dr Pedro Afonso Junqueira, localizada no bairro Jardim Kennedy, que tem como objetivo promover a questão do livro e leitura entre os alunos e a comunidade local.

Como parte do processo de interação entre alunos, foi criada uma “Gincana de Livros” envolvendo os alunos com a questão do reaproveitamento de materiais e do uso consciente do livro. A gincana envolve todas as turmas da escola na arrecadação de livros, revistas, gibis e jornais. Com o montante arrecadado, será feita uma triagem dos materiais e os títulos aproveitados farão parte do acervo do recém criado “Clube do Livro”. O material não aproveitado é separado para a reciclagem, e com a renda obtida pela venda serão adquiridos novos livros e estantes para a biblioteca escolar.

“Além da questão ambiental envolvida na ação, o objetivo final é que os alunos tenham acesso à leitura. A importância fundamental de torná-los cidadãos mais atuantes e mais independentes, além da integração com a comunidade”, disse Rosane Correa, diretora da escola.

Semanalmente, os alunos representantes das turmas participam de uma oficina de restauração e reciclagem dos materiais arrecadados. Nas oficinas, são aplicadas técnicas de conservação preventiva e pequenos reparos nos livros arrecadados. “Além de capacitar os alunos, o objetivo principal é que eles adquiram conhecimento e valorização dos livros. Que essa orientação seja uma forma de incentivá-los a cuidar e conservar os livros da biblioteca”, ressaltou Jeferson Garcia, responsável pela oficina.

Nos primeiros meses de realização da Gincana, mais de 3000 livros foram arrecadados. Muitos deles, em bom estado de conservação, farão parte do acervo da biblioteca. Outros serão reciclados e a expectativa é que a renda obtida seja suficiente para aquisição de novas estantes para o espaço de leitura. As equipes vencedoras ganhavam como prêmio passeios culturais, como uma sessão de cinema. No entanto, para que as premiações da Gincana de Livros continuem acontecendo, a escola busca parcerias.

Nas primeiras premiações, o projeto contou com o apoio da Coopoços, Clínica CIOP e do Ultravisão Cinemas. “Mas para que possamos continuar possibilitando esses passeios culturais precisamos de apoio. O valor do apoio na compra de 30 cortesias para o cinema é pequeno quando comparados à gratificação de levar crianças que na maioria das vezes nunca tiveram a possibilidade de ir ao cinema”, aponta Rosane Correa.

Os interessados em apoiar a ação, fazer doações de livros e outros materiais e patrocinar os passeios culturais podem entrar em contato através do endereço eletrônico escolapedroafonso@gmail.com ou do telefone (35) 3712-1095.