Você está em:

I Feira de Educação Patrimonial reúne trabalhos de escolas do município

O vice-prefeito, Nizar El Khatib, esteve abertura da feira e disse que é gratificante ver jovens interessados em debater a preservação do patrimônio do município

O vice-prefeito, Nizar El Khatib, esteve abertura da feira e disse que é gratificante ver jovens interessados em debater a preservação do patrimônio do município

Nesta sexta-feira (20) aconteceu a I Feira de Educação Patrimonial, com trabalhos produzidos por um grupo de 260 alunos de quatro escolas da rede pública do município: Alvino Hosken de Olivera, Vitalina Rossi, Caic Prof. Arino Ferreira Pinto e Antônio Sérgio Teixeira.
A feira foi organizada pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em conjunto com as secretaria municipais de Educação e Cultura.
Letícia Siqueira Loiola, da Seplan, informa que o trabalho vem sendo organizado junto às escolas desde agosto, com a realização de séries de palestras sobre conceitos de patrimônio público, também passeios guiados ao centro histórico, com paradas em pontos turísticos, e visitas a prédios importantes e casarões da cidade.
O vice-prefeito, Nizar El Khatib, prestigiou a abertura da feira, no início da manhã, e elogiou a iniciativa do Seplan e das escolas, Para ele, é gratificante ver jovens interessados em debater a preservação do patrimônio do município, porque essa é a melhor forma de resgatar a historia da própria comunidade.
Os estudantes da E.M. Antonio Sérgio Teixeira utilizaram a pesquisa sobre os patrimônios arquitetônicos, como o Palace Casino, as Thermas Antonio Carlos, o Cristo Redentor, a estrada de ferro Mogyana etc., e construíram jogos de caça-palavras, quebra-cabeça, bingo, dominó e jogo da memória.
A E.M Vitalina Rossi apresentou painéis com memórias do bairro Jd. Esperança e registros sobre as expressões folclóricas da Folia de Reis e Catira. O trabalho será encaminhado ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico (Comdephaat) solicitando o tombamento das duas manifestações, como bens imateriais do patrimônio cultural do município.
A E.M Alvino Hosken de Oliveira pesquisou e produziu um “Mapa ambiental” com importantes informações do bairro e do Centro Histórico de Poços”.
A peça teatral “Vista Cansada, Vista Atenta”, foi apresentada pelos alunos do Caic. O texto é inédito e busca tratar, mais a fundo, a história e importância da Estação Mogyana (Fepasa). A direção do espetáculo é da professora Sandra Mazini e o desenvolvimento do tema contou com suporte de pesquisa de Rubens Caruso.

 

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social