Flipoços 2016 tem início neste sábado

Banda Sinfônica e Orival Bento Gonçalves: juntos, pela primeira vez, na abertura oficial do Flipoços 2016.

Tem início neste sábado, às 9h, no Espaço Cultural da Urca, mais uma edição do Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços), realizado simultaneamente com a 11ª. Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas. A entrada é franca.  São 11 anos de festival, que é considerado o principal evento cultural da cidade e o maior e um dos mais  importantes festivais literários de Minas Gerais. Apesar de mais enxuto, o Flipoços 2016 mantém a tradição de ser o evento  que mais dá espaço à diversidade de temas.  “Devido à crise econômica pela qual atravessa o país, foi mais desafiador organizar o festival esse ano. Mas não deixamos por menos e o evento terá a mesma qualidade de sempre”, diz Gisele Ferreira, curadora do Flipoços e diretora da GSC Eventos Especiais, empresa que criou e organiza o evento.
Com a temática “De Camões a Machado de Assis – uma viagem pela literatura clássica”, o festival propõe um mergulho no mundo dos autores clássicos, cujo legado marca a formação literária e intelectual do povo brasileiro. Como representante principal desta temática, o festival tem como patrono o imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) e historiador José Murilo de Carvalho, que recebe homenagem a partir das 19h30, no Teatro da Urca. Mais cedo, às 10h00, a homenageada, no mesmo local, será a escritora poços-caldense Benedicta Pires Duarte e o já falecido e grande escritor Euclides da Cunha. Na sequência será realizado o tradicional encontro de escritores poços-caldenses.
Entre as principais atrações do primeiro dia do festival, está, ainda, a conversa com o escritor Clóvis Bulcão, às 15h30, também no Teatro da Urca. Bulcão, que é historiador e escreveu mais recentemente a respeito da família Guinle, falará sobre aquilo que sabe fazer de melhor: biografias. A mediação do bate-papo, “Cala a boca já morreu: o poder das biografias”, é de Susana Ventura, doutora em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa.
Fechando o primeiro dia de evento, após a homenagem a José Murilo de Carvalho, a Banda Sinfônica do Conservatório Musical de Poços de Caldas, sobre a regência do maestro Juliano Barreto, se apresenta com o baixo-barítono Orival Bento Gonçalves no espetáculo inédito ”Clássicos da Música”.
Tanto o Flipoços quanto a Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas contam com o apoio do DME Energética, Prefeitura de Poços de Caldas, Secretaria de Cultura, Mineração Curimbaba, Codemig, Votorantim Metais, Gring’s, Circullare Poços de Caldas e EPTV Sul de Minas. Uma realização da GSC Eventos Especiais Ltda. Mais informações no site www.flipocos.com