A Fundação Abrinq, em parceria com o Instituto Alcoa e Secretarias Municipais de Educação, realizou as primeiras formações do Projeto Ciranda do Aprender em 2018. O projeto contribui para a melhoria das práticas desenvolvidas por professores e coordenadores pedagógicos que atuam na Educação Infantil, visando o desenvolvimento de aprendizagens relacionadas ao raciocínio lógico, leitura e desenvolvimento da linguagem e comunicação dos alunos matriculados em pré-escolas.
Os encontros, promovidos nos municípios de Poços de Caldas (MG), Juruti (PA) e São Luís (MA), nos meses de maio e junho, receberam professores, coordenadores e gestores das escolas para discutir os temas indicadores de qualidade, concepções da infância, importância da família na vida escolar e a organização de acervos de jogos e livros. Em agosto, as escolas receberão os acervos de jogos e livros que contribuirão para a comunicação, leitura e raciocínio lógico.
Para o ano de 2018, 30 instituições serão beneficiadas, sendo dez por município. Desde 2016, o projeto promoveu a capacitação de 252 profissionais da Educação Infantil e beneficiou um total de 9.746 crianças de 4 a 5 anos – direta (5.321) e indiretamente (4.425), de 89 escolas. Além disso, um total de 2.696 familiares foram envolvidos e 73 práticas pedagógicas inovadoras foram desenvolvidas.
“O projeto Ciranda do Aprender tem abordagem ampliada e multidisciplinar, com estratégias que contribuem para a diversificação pedagógica e a inclusão das famílias no contexto escolar”, afirma Denise Maria Cesario, Gerente Executiva da Fundação Abrinq.
Para Fausto Cruz, Presidente do Instituto Alcoa, “a educação é um dos pilares para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e responsável, e o projeto Ciranda do Aprender vem contribuindo significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, garantindo o acesso de educadores e alunos a um universo mais amplo e diversificado, permitindo melhorias e avanços na educação.”
Projeto Ciranda do Aprender em Poços de Caldas
No dia 26 de junho foi realizado o primeiro encontro do Projeto Ciranda do Aprender, direcionado aos professores e gestores das 10 centros de educação infantil: CEIs Acalanto, Arco-Íris, Juemil Lorenzotti, Milton Ferreira Costa, Tereza Maria Valquez, Profª Maria de Lourdes Santos, Profª Maria José Brandão Risola, Santo André, Santa Rita e Vilas Unidas
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativa Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; geração de renda e empreendedorismo; saúde; meio ambiente; governança e segurança.
Sobre a Fundação Abrinq
Criada em 1990, a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente é uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes. Tem como estratégias: o estímulo à responsabilidade social; a implementação de ações públicas; o fortalecimento de organizações não governamentais e governamentais para prestação de serviços ou defesa de direitos de crianças e adolescentes.