Mutirão vai atualizar cadastro dos beneficiários do Benefício de Proteção Continuada (BPC)

Mutirão acontece na Urca, de 10 a 25/2

Mutirão será realizado no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca

A partir do dia 10 de fevereiro, próxima quinta-feira, a Secretaria Municipal de Promoção Social realiza o mutirão de atualização dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O mutirão acontece no Espaço Cultural da Urca, no Salão Norte, das 8h às 17h, nos dias 10 e 11/2, de 14 a 19 e de 21 a 25 de fevereiro.

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio mensal destinado a pessoas com deficiência ou acima de 65 anos que possuem renda familiar per capita de até um quarto do salário mínimo. Desde 2016, todos os beneficiários do BPC precisam estar inscritos no Cadastro Único de Assistência Social (CadÚnico). Por isso, o Ministério da Cidadania e o município de Poços de Caldas têm desenvolvido ações para que ninguém fique fora do cadastro e tenha seu benefício bloqueado.

Para realizar a atualização cadastral, é necessário agendar data e horário pelos telefones 3715-3701 e 3712-3033 ou pelo  Whatsapp (35) 99809-3704. A equipe de Vigilância Sociassistencial da Secretaria Municipal de Promoção Social também está realizando busca ativa para agilizar o agendamento.

Todos os beneficiários que se encontram com o cadastro desatualizado devem entrar em contato com os números de telefone 3715-3701 e 3712-3033 ou Whatsapp (35) 99809-3704, para agendamento da atualização cadastral. “A equipe da Vigilância Socioassistencial também entrará em contato com os beneficiários, mas, em caso de dúvida se seu cadastro deve ou não ser atualizado, a pessoa deve ligar nos números acima, já que muitos telefones se encontram desatualizados”, ressalta a coordenadora de Vigilância Sociassistencial, Karina Custódio Pinto.

O secretário municipal de Promoção Social, Carlos Almeida, destaca que, com o mutirão, o município terá a oportunidade de reunir esforços para incluir todos os beneficiários do BPC e suas famílias no Cadastro Único. “Estar no Cadastro faz com que os beneficiários e suas famílias possam ser conhecidos pela Assistência Social, ter suas necessidades atendidas pelos demais serviços da rede socioassistencial, podendo ser alcançados também por diversas políticas, como moradia, trabalho, geração de renda e educação”, pontua.

⚠️ Documentação
No dia do cadastramento ou atualização, no Salão Norte do Espaço Cultural da Urca, o responsável familiar deve levar seus DOCUMENTOS ORIGINAIS e de todas as pessoas que residem na casa.

Para maiores de 16 anos:
– Carteira de Trabalho;
– Título de Eleitor (obrigatório a partir dos 18 anos);
– Carteira de Identidade;
– CPF (obrigatório para todos os membros da família);
– Holerite (para quem trabalha com carteira registrada);
– Demonstrativo do Valor da Aposentadoria/Benefício INSS;
– Conta de Luz atual.

Para menores de 16 anos:
– Certidão de Nascimento;
– Declaração Escolar (até 17 anos);
– Carteira de Vacinação (até 6 anos);
– Termo de Guarda (para crianças que não moram com os pais).

Confira a listagem dos beneficiários que devem realizar a atualização cadastral.