Mutirão vai realizar mais de 1.800 cirurgias eletivas no município

Secretária de Saúde, prefeito e vereadores durante coletiva

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço e a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta, anunciaram, em entrevista coletiva realizada na tarde desta segunda-feira (11), no gabinete, a realização do mutirão de cirurgias eletivas no município. No total, serão realizadas 1.864 cirurgias de pacientes que estão na fila de espera da Secretaria Municipal de Saúde.
O projeto de Poços de Caldas foi pactuado com o Ministério da Saúde e será desenvolvido em 2013 e 2014. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as cirurgias sejam realizadas no prazo de seis meses. Serão investidos R$ 1.470.206,20 com recursos do Ministério da Saúde. As cirurgias serão realizadas pelos hospitais Santa Lúcia e Santa Casa e também em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pardo (Cismarpa).
“Pactuamos um projeto que vem contemplar as necessidades da nossa população. É um alento para os pacientes que aguardam a realização de sua cirurgia há bastante tempo”, destacou o prefeito Eloísio. “É um salto de investimento e também no número de cirurgias realizadas”, completou.
Participaram do anúncio, representantes dos hospitais prestadores de serviços, secretários municipais e vereadores. “Sabemos do sofrimento das pessoas que ficam na fila de espera, aguardando a chamada cirurgia eletiva. Este tipo de cirurgia pode esperar e, como a tabela está muito defasada, não conseguimos que as pessoas façam esta cirurgia rapidamente. Desta forma, o Ministério da Saúde começou, há alguns anos, a repassar recursos para que os municípios, junto com os prestadores, façam um pagamento diferenciado da tabela”, explicou a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta.
Este ano, o Ministério da Saúde modificou a política de financiamento das cirurgias eletivas e autorizou o município a realizar todos os procedimentos que se encontram na fila de espera, além de permitir que o município repasse 200% do valor da tabela SUS pelas cirurgias realizadas. “Com este valor, a realização das cirurgias eletivas passa a ser interessante para o médico e para o hospital e, ao mesmo tempo, vamos zerar a fila de espera.”, ressaltou a secretária de Saúde.
Em 2012, o município realizou 800 cirurgias eletivas, com investimentos de R$ 530 mil. Agora, serão 1.864 cirurgias com recursos que somam R$ 1.470.206,20. “É realmente um grande ganho”, avaliou o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
Entre as cirurgias eletivas que serão realizadas pelo mutirão estão catarata, varizes, artroplastia de quadril, retirada de cistos, resecção de próstata, colecistectomia, histerctomia, hérnia, entre outras.

Anúncio foi feito durante entrevista coletiva