Pesquisa divulga perfil do turista que visita Poços

Levantamento foi realizado entre de junho de 2014 e maio de 2015

A Secretaria Municipal de Turismo de Poços de Caldas divulgou o resultado de pesquisa realizada com os turistas no período de junho de 2014 a maio de 2015, contemplando baixa, média e alta temporadas.

A maioria dos turistas que participou das pesquisas é do sexo feminino, veio da região sudeste, viajou em família, tinha renda mensal entre um e cinco salários mínimos e tem escolaridade em nível superior.

Um dos itens que chama a atenção é quanto à faixa etária dos visitantes que tem se alternado. A variação de idade dos entrevistados é grande, números expressivos que abrangem jovens a partir de 25 anos até o mais experientes que tem mais de 65 anos. No mês de junho, por exemplo, os itens que empataram neste quesito foram: entre 35 e 45 anos e entre 55 e 65 anos.

Referente a avaliação da infraestrutura turística as médias foram de 7,15 a 9. O meio de transporte predominante foi o automóvel e a principal fonte de informação na escolha da cidade foram os amigos e os parentes.  A maioria pensou somente em Poços na hora de escolher o destino com permanência na cidade de um a três dias, suas expectativas foram atendidas plenamente e pretendiam voltar. Quanto à motivação da visita, o item que mais se destacou foi a tranqüilidade e descanso.

A pesquisa foi feita por meio de questionários aplicados nos hotéis, pousadas, CIT (Centro de Informações Turísticas), Balneário Dr. Mário Mourão, Thermas Antônio Carlos, Museu Histórico e Geográfico, Teleférico e Espaço Cultural da Urca.

Os dados representam a média calculada nos doze meses. O fechamento parcial da pesquisa é mensal, o que possibilita a análise e as ações estratégicas mais imediatas. Um dos objetivos é conseguir dados verídicos que possam contribuir para o planejamento turístico do município.

O questionário continha perguntas abertas, fechadas com alternativas fixas e um quadro de avaliação. Os dados levantados referem-se aos aspectos do perfil do visitante (procedência, idade, escolaridade, gênero, forma de viajar e renda), organização da viagem (motivação da viagem, fonte de informação, meio de transporte e de hospedagem utilizado, frequência com que visita a cidade, tempo de permanência, gastos e se pensou em outro destino que não fosse Poços de Caldas), percepção com relação ao destino (expectativas, se pretende retornar e a avaliação sobre a infraestrutura e serviços).

A análise dos levantamentos também possibilita a avaliação que as ações coordenadas da Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e demais secretarias da administração que apoiam os projetos têm garantido o fluxo de turistas durante todo o ano, inclusive nas chamadas baixa e média temporadas.