Prefeito abre Jardim Botânico para visitação

Autoridades e formandos do curso de Agentes de Sustentabilidade

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço abriu, oficialmente, o Jardim Botânico de Poços para visitação do público. A cerimônia aconteceu na manhã do último sábado, 09, e contou com a presença do vice-prefeito Nizar El-Khatib, secretários municipais e o presidente da Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas (FJBPC), Jorge Jabur. As visitas ao Jardim Botânico podem ser feitas às terças e quintas. O JBPC fica localizado no bairro Véu das Noivas, na região oeste do município. As visitas monitoradas podem ser agendadas pelo telefone 3715-6054. Mais informações podem ser obtidas pelo sitehttp://jardimbotanico.pocosdecaldas.mg.gov.br
O presidente da FJBPC, Jorge Jabur, disse, em seu discurso, que a abertura ao público era uma das metas para este ano. Foram meses de trabalho reestruturando a fundação em termos de infraestrutura e de organização das coleções de plantas. Antes do local ser aberto para visitantes, a fundação sediou diversos estudos da flora local, completou coleções, mapeou o planalto do município e forneceu cursos. Segundo  Jabur  “quem visitar o Jardim Botânico poderá passear  e utilizar o espaço, conhecer as estufas e coleções de plantas. Dentre as curiosidades existentes nas estufas, está a maior coleção de samambaias do país em termos de variedade”.
O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou o investimento feito na fundação e  que os recursos empregados no Jardim Botânico têm que passar a beneficiar a população. Segundo o prefeito “o órgão já trabalha em sintonia com a administração municipal e está pronto para ser entregue para a comunidade como área de lazer e estudos.” Para Eloísio,  é uma honra entregar para os moradores e turistas de Poços uma área feita para o povo há anos e que até então servia apenas a pesquisadores. O prefeito destacou ainda os estudos ambientais que a fundação poderá realizar para gerar na cidade um desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia de abertura ocorreu também a solenidade de formatura dos estudantes do curso de formação de Agentes de Sustentabilidade, dentro do projeto Cultivando Minha Cidade,  promovido pela Fundação. Fernanda Forin, que estuda Engenharia de Meio Ambiente em uma universidade de Poços, buscou fazer o curso para complementação curricular. “O curso foi muito bom e acrescentou muito, mostrando práticas simples de sustentabilidade que podemos adotar em nosso dia-a-dia”, afirma a estudante.
Segundo a educadora ambiental, Izabela Freitas, o curso não tem um publico especifico justamente para atingir a maior gama possível de níveis sociais. Cerca de 30 pessoas participaram das aulas e agora passam a divulgar maneiras de preservação ambiental em suas comunidades.
O Jardim Botânico de Poços de Caldas começou a ser implantado na cidade em 2004,  com a doação da área e início das parcerias para as obras. Hoje,  nove anos depois, o Jardim Botânico passa ser utilizado pela população. O Prefeito, Vice e o Presidente da Fundação plantaram uma arvore para marcar a data e cortaram a fita que simboliza a abertura do local para a comunidade.