Prefeito destaca importância da segurança alimentar

Conferência debateu alimentação nesta segunda-feira (2)

O prefeito Eloísio do Carmo Lourenço disse na abertura da 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, nesta segunda-feira (2), que Poços de Caldas deve tratar o tema como uma questão de “Estado”. O evento acontece na sede da OAB durante todo dia, com a realização de debates e palestras, uma delas proferida pela coordenadora do Banco de Alimentos, da cidade de Campinas (SP), Tânia Mara Moumeso.
Participaram do encontro, também, o vice-prefeito Nizar El Khatib, o secretário da Câmara Municipal, Rogério Carrilo, o vereador Valdir Sementile, a secretária Municipal de Promoção Social, Lúcia Elena Junqueira, e outros representantes do primeiro e segundo escalão da prefeitura. A conferência, ainda, contou com a presença de profissionais de diversas áreas, que debateram as políticas de distribuição de alimentos na cidade.
Eloísio citou a importância das ações sobre segurança alimentar estarem acontecendo já no primeiro ano de governo. Para o prefeito, nos três períodos seguintes muita coisa será feita para fixar e garantir uma política de “Estado” no município que priorize a distribuição de alimentos aos habitantes da cidade, inclusive, auxiliando o produtor rural na aquisição de equipamentos, porque são de grande necessidade para a produção. “Esse é mais um importante passo do município, em conjunto ao governo federal, na implantação da política de segurança alimentar”, enfatizou.
No encontro foram debatidos programas e ações, com a participação de órgãos municipais, como forma de garantir que todos os indivíduos tenham acesso à alimentação saudável e adequada. O texto final trará diretrizes para a implantação dessa política no município. O coordenador de Segurança Alimentar da Prefeitura, Carlos Eduardo Almeida, informou que os temas debatidos enfocam a questão da organização de banco de alimentos, agricultura familiar, sistema e o Plano Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável.
Lúcia Elena lembrou que é compromisso, desde o início da atual administração, a implantação de uma responsável política de segurança alimentar na cidade. Em busca disso, a secretária quer contar nos próximos encontros, além da participação de técnicos, a qual ela entende como fundamental, também de grupos representativos das pessoas beneficiárias do programa.
Na avaliação da secretária, Poços de Caldas, que é uma cidade com índices sociais melhores do que muitas localidades no Brasil e no exterior, possui 15 mil famílias com renda mensal de até três salários-mínimos.  De acordo com a secretária, dentre elas existem mais de quatro mil famílias usufruindo do Programa Bolsa Família, com renda per capta de R$ 140/mês, que são grupos de acesso restrito do ponto de vista alimentar.