Prefeitura faz campanha para coibir esmolas

Além da campanha de divulgação, novas ações estão sendo executadas em pontos estratégicos, com o apoio da PM e da GM

A Prefeitura deu início, nesta sexta-feira (7), a mais uma campanha que visa coibir a esmola. Com o slogan “Não dê esmolas. Ligue 156”, o objetivo é conscientizar a população e os visitantes sobre a questão das pessoas em trajetória de rua no município.
O material informativo, que está sendo distribuído na região central, orienta a população a não dar esmolas e explica os motivos. Cabe ressaltar que o município realiza um trabalho técnico integrado de busca ativa 24 horas e atendimento às solicitações, abordagem e acolhimento das pessoas com trajetória de rua.
“Neste sentido, Poços de Caldas conta com uma equipe técnica especializada que tem se dedicado muito a esse trabalho, obtendo sucesso na recuperação de muitos casos. É importante ressaltar a complexidade do serviço, já que, muitas vezes, até mesmo a própria família já desistiu de auxiliar a pessoa em situação de rua, mas a equipe técnica nunca desiste, inclusive com inúmeras abordagens à mesma pessoa, sempre buscando o resgate”, destaca o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço.
A rede de atendimento conta também com entidades conveniadas onde essas pessoas são acolhidas e recebem alimentação, vestuário e cuidados com a higiene. Além disso, as pessoas com trajetória de rua têm a oportunidade de reconstrução dos projetos de vida, a partir do serviço já oferecido pelo município.
“As pessoas podem ajudar de duas maneiras. A primeira é não dando esmolas, porque isso incentiva o consumo de álcool e drogas e a permanência nas ruas. Então, quando necessário, a pessoa deve solicitar o serviço de Abordagem Social, pelo telefone 156. A segunda forma de ajudar é fazer suas doações diretamente às entidades que acolhem as pessoas em situação de rua”, destaca o prefeito Eloísio. Mais informações de como realizar doações podem ser obtidas pelo telefone 35 3697-2645.
Além da campanha de divulgação, novas ações estão sendo executadas em pontos estratégicos, com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.