Prefeitura investe na atenção básica de saúde

UBS é a porta de entrada do sistema de saúde

A Prefeitura de Poços de Caldas está trabalhando para fortalecer a atenção básica de saúde. Em dois anos da atual administração, já foram entregues à população cincounidades básicas de saúde (UBS): Regional Sul; Regional Leste; Jardim Kennedy I; Santa Augusta e Quissisana.Somadas as cinco, os investimentos beneficiam cerca de 40mil pessoas, que, agora, contam com uma UBS perto de casa e em condições adequadas para o atendimento.

O objetivo é inaugurar, pelo menos, mais cinco UBS até 2016totalizando 10 unidades. São elas: Itamaraty; Santa Rosália; Quissisana; Kennedy II; Jardim Country Club e Bortolan.

Desde de janeiro de 2013, a Prefeitura de Poços, em parceria com o Ministério da Saúde (MS), está investindo nas UBS. Um dos aspectos mais importantes é a melhoria da condição estrutural, dentro do Programa Requalifica, do Governo Federal.

A medida já beneficiou unidades que funcionavam em situações precárias ou em imóveis alugados, sem condições de ampliação do atendimento. O investimento total foi de R$5,2 milhões, sendo 50% da Prefeitura e 50% do MS. As construções incluem as seguintes unidades: Kennedy I, Kennedy II, Santa Rosália, Country Club e Bortolan. Já as ampliações foram feitas nas UBS Santa Augusta e Quissisana. As obras das demais já estão em andamento.

UBS

Hoje são mais de 30 UBS espalhadas pelos bairros da cidade. As unidades, que contam com médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde, foram reestruturadas pela Prefeitura e tem capacidade para atender até 80% dos problemas de saúde. Assim, primeiro, é fundamental que as pessoas procurem a UBS mais perto de casa. Nestas unidades, são oferecidos serviços gratuitos em pediatria, ginecologia, clínica geral, enfermagem e odontologia, além de consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico e fornecimento de medicação básica.

Se necessário, são feitos encaminhamentos para especialidades em outras unidades de saúde da Rede, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que também foi inaugurada pela Prefeitura ano passado, e os hospitais.

PAGAMENTOS

A Prefeitura de Poços de Caldas está em dia com os pagamentos das empresas que venceram as licitações para construção e reforma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Segundo o Secretário de Governo, Fernando Posso, os valores que são de responsabilidade do município foram devidamente quitados.
Apenas os repasses do Ministério da Saúde, em tramitação no Congresso Nacional, estão em atraso, já que aguardam a aprovação do orçamento da União para 2015”, disse o Secretário.
Até o momento, foram repassados R$3.476.508,00 às empresas vencedoras dos processos licitatórios, sendo a maioria de recursos próprios da Prefeitura (R$2,2 milhões) e parte de verba federal (R$1,3 milhão)”, completa.