A Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social, promove, no próximo dia 4 de setembro, I Seminário de Pessoas em Situação de Rua – SOMOS TODOS CIDADÃOS?. O evento acontece no auditório do IF Suldeminas, à av. Dirce Pereira Rosa, 300 – Jardim Esperança, de 8h às 17h.
O seminário é dirigido aos servidores da secretaria e demais órgãos envolvidos com a questão, estudantes de psicologia e profissionais ligados ao setor. Serão três palestras, proferidas por Heloísa Helena M. Maciel, doutora em Políticas Sociais; Roberta Ecleide, doutora em Psicologia Clínica e Jesus Alexandre T. Monteiro, psicólogo e doutorando pela UFMG (confira currículos completos abaixo). As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo e-mail seminario.smps@gmail.com . Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3022.
“O seminário vem de encontro à necessidade de se discutir a questão da pessoa em situação de rua no município. Por meio das discussões, pretendemos refletir cenários, experiências e ações já desenvolvidas em outros municípios, visto que o fenômeno revela desafios estruturais que o pais vive. Outro aspecto deste desafio é garantir a cidadania dos que estão à margem dos benefícios, assim como a invisibilidade social. Tudo isso demanda esforços compartilhados e ações intersetoriais, que também serão abordadas no seminário”, destaca a diretora técnica da Secretaria de Promoção Social, Valéria Dias Castilho.
Curriculos
Heloisa Helena M. Maciel- doutora em Política Social pla UFF-Universidade Federal Fluminense, Mestre pela PUC RJ, , graduação em Serviço Social pla UFF-Universidade Federal Fluminense; professora PUC Rio no Depto de Serviço Social, professora do Capacita SUAS em diversos estados e municípios.
Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kely- Psicóloga, psicanalista, mestre em Psicologia, Doutora em Psicologia Clínica, pós doutorada em Filosofia da Educação, coordenadora do Nepe-Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação.
Jesus Alexandre T. Monteiro- Docente na Universidade VAle do Rio Verde-Unincor e coordenador do NOP-Núcleo de Orientação Psicopedagógico, membro do Laboratório de pesquisa e extensão de Psicologia do Trabalho (LABTRAB-UFMG); Estuda intervenção psicossocial pela UFMG; pós graduou-se Mestre em Psicologia na UFMG; graduou-se como psicólogo pela PUC MG em 2002.