Produtores da Assolima concluem programa Cultura da Cooperação

assolima 02 ok

O vice-prefeito Nizar El-Khatib participou do encerramento do programa Cultura da Cooperação, realizado pelo Sebrae para produtores membros da Associação Comunitária Rural da Região do Souza Lima (Assolima). O programa teve duração de 12 meses e contou com a participação de 30 pequenos produtores que fazem parte da associação desde 2013 e que já comercializam os produtos para a merenda escolar do município.
O programa busca incentivar o cooperativismo e o trabalho em equipe, fortalecendo a associação e mostrando a importância da união dos pequenos empresários rurais na busca por melhores condições de acesso ao mercado e de gestão de suas atividades. “A realização do curso foi uma demanda apresentada pela Prefeitura e que entendemos ser realmente útil para o desenvolvimento da Assolima. Foi interessante ver, ao longo desses 12 meses, o crescimento da associação que hoje já reúne 42 produtores de frutas, legumes, verduras e café”, avalia o analista técnico de Sebrae, Ivan Figueiredo.
“Durante essa capacitação, nossa associação cresceu muito e nossos associados começaram a ver a importância do trabalho conjunto. Com o apoio da Prefeitura e do SEBRAE, tivemos muitas conquistas, a mais recente é a autorização do Governo Federal para a utilização do selo da agricultura familiar nos nossos produtos, reconhecendo o papel da Assolima. Conquistamos também vendas importantes para a merenda escolar e para o Programa de Aquisição de Alimentos. Nossa expectativa é continuar crescendo e buscar mais mercados para os produtos da agricultura familiar do município”, destaca o presidente da Assolima, Luiz Carlos Zanetti.
Para o vice-prefeito Nizal El-Khatib, a agricultura familiar vem tendo um olhar diferenciado da administração municipal, com programas de apoio, o que reflete positivamente na melhoria da qualidade de vida das famílias que vivem no campo e que abastecem o mercado local. “Tenho visitado várias propriedades e vejo o quanto os pequenos produtores estão satisfeitos com os programas do governo federal implementados aqui em Poços de Caldas. Comprar do pequeno produtor era uma necessidade para incentivar as famílias a permanecer no campo e hoje isso é uma realidade. Graças a esse trabalho, associações como a Assolima estão crescendo e, depois dessa capacitação, tenho certeza que vai crescer ainda mais”, afirmou o vice-prefeito.
Programas
A Prefeitura de Poços de Caldas conta com dois programas que garantem a compra de alimentos de mais de 100 agricultores familiares, o PNAE e o PAA.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi criado em 2009 e prevê que a União, Estados e Municípios adquiram da agricultura familiar pelo menos 30% dos alimentos utilizados para a merenda escolar. Em Poços de Caldas, esta política foi implementada em 2013, garantindo frutas, legumes e verduras de qualidade para as crianças atendidas nas creches.
Já o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi criado em 2003. Poços de Caldas aderiu ao programa na modalidade “Compras Institucionais” em 2014, garantindo a compra de alimentos da agricultura familiar e o atendimento a entidades da rede assistencial como Santa Casa, AVOC, APAE e Lar dos Velhinhos.