Profissionais discutem alfabetização no município

Prefeito falou na primeira etapa do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa

A primeira etapa do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa de Poços de Caldas encerrou no último sábado (30), em evento realizado na Urca com a participação de 180 professores de  25 escolas municipais. Os participantes cumpriram a fase inicial do projeto do Governo Federal, que visa assegurar a alfabetização a todas as crianças, até os oito anos de idade e ao final do 3º ano do ensino fundamental. O módulo tratou especificamente do aprendizado da língua portuguesa.
No encontro, o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço destacou a importância do programa, porque ele visa capacitar continuamente o aluno e tem como fator primordial a mudança social. Para ele, vários trabalhos desenvolvidos pelos professores já estão sendo aplicados na prática e isso demonstra o amor dos profissionais em educação de Poços de Caldas. “Motivo das muito boas avaliações do ensino público no município”, acrescentou.
A secretária Municipal de Educação,  Maria Cláudia Prézia  informa que os professores produziram diagnósticos, de março a novembro deste ano, sobre o problema da alfabetização no município, durante os oito anos de ensino fundamental. Para ela, dessa forma, o processo educacional fluirá com mais naturalidade, evitando consequências futuras nas demais etapas escolares. A secretária agradeceu, também, ao empenho de todos os professores envolvidos, orientadores e à coordenação do programa.
Fabiana Gomes Assis, coordenadora pedagógica, informa que em 2014, o foco será o ensino de matemática e contará com o mesmo grupo de professores. De acordo com ela, o programa foi definido dessa forma, com o objetivo de dar continuidade ao ensino e à aprendizagem. No evento deste ano, os projetos foram expostos e todos  puderam apreciar e explicar os temas desenvolvidos nas unidades educacionais. Cada cursista recebeu do Governo Federal bolsas no valor de R$ 200,00 cada, como forma de incentivo para a realização deste trabalho.