Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa realiza evento de encerramento

Curso teve início em fevereiro, no Colégio Municipal

Será realizado, no próximo sábado, dia 30 de novembro, às 9h, no Espaço Cultural da Urca, o encerramento da 1ª Etapa do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Poços de Caldas, com a exposição de trabalhos realizados nas escolas.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é uma proposta do Governo Federal que visa assegurar a todas as crianças, a alfabetização até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Poços de Caldas assumiu este compromisso junto com o Governo Federal e é sede de formação dos municípios do sul de Minas Gerais, contando com sete orientadoras de estudo que recebem formação na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e 175 professores cursistas, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental.
A formação desses professores acontece uma vez por mês, aos sábados, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, com duração de 8h. Os cursistas recebem, do Governo Federal, uma bolsa no valor de R$ 200,00, como incentivo para a realização deste trabalho.
“Os professores que participam da formação tem trabalhado com os alunos de 1º ao 3º ano na perspectiva de uma alfabetização sistemática, prazerosa e efetiva, para que os estudantes sejam alfabetizados na idade certa, ou seja, até os oito anos de idade”, explica a secretária de Educação, Maria Cláudia Prezia Machado. Neste ano, o trabalho foi desenvolvido na área de linguagem. Já em 2014, será trabalhada a área de matemática.
O curso teve início em fevereiro, no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, com a presença do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço, que ressaltou a relevância do programa na melhoria do ensino no município.