PSF Santa Augusta muda de endereço

PSF Santa Augusta passa a funcionar onde era o PSF Cascatinha, que foi transferido para o prédio da Central de Vacinas

O PSF Santa Augusta passará a funcionar no endereço do PSF Cascatinha, na avenida Santo Antonio, a partir de segunda-feira ( 18). A mudança é necessária para obras de reforma e ampliação da unidade do Santa Augusta.
Já o PSF Cascatinha será transferido para a Central de Vacinas, também na avenida Santo Antonio.  No local, permanecem uma sala de vacina e também o teste do Pezinho. “Solicitamos a compreensão e a colaboração da população, pois a mudança da unidade do Santa Augusta se fez necessária, já que não encontramos imóvel adequado disponível naquele bairro para sediar a unidade de saúde enquanto se realizam as obras”,  diz a secretária de Saúde, Aparecida Linhares Pimenta. “Quando o novo prédio da Unidade de Saúde da Família do Santa Augusta ficar pronto, vai melhorar muito as condições de atendimento da comunidade e este transtorno com a reforma vai compensar pelas melhorias  da unidade”, acrescenta.
Novo posto de vacinação
Outra mudança é a implantação de uma nova sala de vacinas, no prédio do Núcleo de Especialidades Centro, que também abriga o Samu, na esquina da rua Pernambuco com Goiás, ampliando as garantias de acesso ao serviço, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Hoje, o município conta com salas de vacinas nos PSF Cascatinha, Nova Aurora, Esperança 2, Dom Bosco, Regional Zona Sul (São Sebastião), Vila Nova, Santa Rosália e São José. Também possuem sala de vacina as UBS São Jorge e Country Club,  no Hospital da Zona Leste e na Central de Vacinas, na avenida Santo Antonio. Com o novo local, Poços passa a contar com treze salas de vacinas.
Capacitação
“O objetivo é ampliar ainda mais o serviço, com o objetivo de aumentar nossa cobertura vacinal”, informa a secretária de saúde. Para isso, na próxima semana, haverá uma capacitação para enfermeiras de PSF e UBS, dirigida pela coordenadora do Programa de Imunização da GRS de Pouso Alegre, Irene Podversek Reis.
“Após a capacitação, cinco novas salas de vacina serão abertas. São locais que já contam com espaço físico, com equipamentos, e, agora, com os profissionais devidamente capacitados, as salas podem funcionar com toda a segurança, oferecendo serviço de qualidade à população. A vacinação é a principal medida para prevenção das doenças e deve ser oferecida em locais próximos das casas das pessoas”, destaca a secretária.

Nova sala de vacinas foi inplantada ao lado do Samu