Seminário aborda relações interétnicas entre educadores

Prefeito durante momento de apresentação cultural no Seminário de Relações Interétnicas

O prefeito Eloisio do Carmo Lourenço realizou a abertura do 7° Seminário das Relações Interétnicas e Igualdade Racial e Cultural, na última segunda, 18,  no Espaço Cultural da Urca. O evento é voltado para Educadores da Rede Municipal de Ensino  e teve como palestrante o deputado federal Nilmário Miranda. Participaram também a secretária municipal de Educação, Maria Cláudia Prézia Machado, o vice-prefeito Nizar El-Khatib , o presidente da Câmara, Paulo Tadeu e a presidente do Conselho Municipal da Promoção Da Igualdade Racial e étnica, Maria Augusta Clementina.
O evento foi aberto com muita festa ao som de atabaques, berimbau e samba. As músicas da cultura afro tomaram conta da Urca durante toda essa semana para o 7° Seminário das Relações Interétinicas e Igualdade Racial e Cultural. O evento, que é voltado para educadores da Rede Municipal de Ensino contou diversas palestras nos três períodos do dia.
O deputado Nilmário MIranda, que luta pela igualdade racial, comentou sobre a importância de se divulgar e estudar a cultura afro e indígena nas escolas.  De acordo com o deputado, “é muito bom palestrar para pessoas ligadas à educação. O conhecimento passado para eles é praticamente certo de ser multiplicado dentro das escolas.”
Segundo o prefeito Eloísio do Carmo Lourenço a semana de consciência negra é um período que reforça o direito de todos e a importância de se governar respeitando todo tipo de cultura.
O evento  contou com diversas palestras e apresentações com o apoio do Centro Cultural  Afro-Brasileiro Chico Rei. O seminário foi organizado pelo Compiré, Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica. Segundo a presidente do conselho, Maria Augusta Clementina,  a cultura dos afro-descendentes ainda é pouco divulgada e respeitada. Esta semana é para ela,  “uma das poucas oportunidades de valorizar a cultura afro e de divulgar um outro lado da história dos negros, que não é contada nos livros didáticos”.