Inscrições abertas para o 33º Festival Estudantil de Teatro

Mostra artística do Festival acontece no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca

A Secretaria Municipal de Educação divulgou, nesta quarta-feira (22), o regulamento da 33ª edição do Festival Estudantil de Teatro (FET) – Troféu Fernandinho Frizzo, cuja mostra artística deve acontecer de 30 de setembro a 11 de outubro, no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.

O Festival Estudantil de Teatro de Poços de Caldas, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, tem como objetivos principais fomentar a prática teatral de forma cooperativa, incentivar o protagonismo estudantil e estimular o interesse e o entusiasmo pelas artes cênicas entre os estudantes, professores e comunidades escolares.

O 33º FET é direcionado aos estudantes dos Centros de Educação Infantil, da Educação Integral, dos Centros de Atendimento Educacional Especializado e das escolas municipais, estaduais e particulares de Poços de Caldas e dividido nas seguintes modalidades:
– Estudantes das turmas de Jardim II de Educação Infantil;
– Estudantes das turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
– Estudantes das turmas dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
– Estudantes das turmas de Ensino Médio;
– Estudantes da Educação Integral;
– Estudantes do EJA (Educação de Jovens e Adultos);
– Estudantes dos CMAEE (Centros de Atendimento Educacional Especializado).

As apresentações deverão ter a duração de no mínimo dez minutos e no máximo 30 minutos. O tema é livre. Os ensaios serão realizados nas unidades escolares no período de junho a outubro de 2024 e também no Teatro Benigno Gaiga, nos dias 23, 24, 25, 26 e 27 de setembro de 2024. O evento está previsto para os dias 30 de setembro e 1, 2, 3, 4, 7, 8, 9, 10 e 11 de outubro de 2024, com possibilidade de alterações de acordo com o número de inscrições.

Inscrições
As unidades educacionais que desejam inscrever suas peças teatrais no festival deverão realizar inscrição de 22 de maio a 10 de junho, exclusivamente pelo link https://forms.gle/H8FnStkeeXj2tsfK9. Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Divisão de Projetos de Educação Complementar da Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas (Rua Prefeito Chagas 464), pelo e-mail divisaodeprojetos.sme@edu.pocosdecaldas.mg.gov.br ou ainda pelos telefones (35) 3697-2363 / 98871-0939 (Whatsapp).

Profissionais de artes cênicas
As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino que desejarem receberão o auxílio de profissionais qualificados do setor artístico para montagem da apresentação e ensaios, bem como ajuda financeira para custeio com figurino, cenário, transporte e outros. Para isso, os gestores escolares deverão confirmar o interesse no ato da inscrição, através do link https://forms.gle/H8FnStkeeXj2tsfK9, não sendo possível solicitar essa ajuda posteriormente. O valor máximo disponibilizado para o custeio de figurino, cenário, transporte e outros similares para as unidades interessadas será de R$ 1.000,00.

Os profissionais de artes cênicas serão disponibilizados pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de edital específico, em número limitado. Assim, as unidades que receberão o profissional e recursos para a montagem serão selecionadas de acordo com a ordem cronológica e número de inscrições dos interessados. A unidade escolar em que o profissional realizará o trabalho será definida em parceria pelas secretarias de Cultura e Educação.

Troféu Fernandinho Frizzo
Desde 2010, os grupos participantes do FET passaram a receber o troféu que leva o nome de um dos grandes atores de Poços de Caldas, o saudoso Luís Fernando Frizzo. Fernandinho Frizzo, como era conhecido, foi um talento ímpar muito importante para a história do teatro na cidade.

Fez parte do Grupo de Teatro Alvorada, criado por Benigno Giordano Gaiga, em 1966. Posteriormente, com o falecimento do fundador, a trupe passou a ser dirigida pela icônica Nicionelly de Carvalho, tendo o nome alterado para Teatro Alvorada Grupo Benigno Gaiga, que nomeia também o teatro da Urca desde 1980. Frizzo foi muito atuante nas décadas de 70, 80 e 90, como produtor, ator e diretor. Fernandinho Frizzo encenou seu último ato em 2001, quando nos deixou.

Confira o regulamento completo: