UBS Regional Sul realiza evento de conscientização do Outubro Rosa com foco na saúde da mulher

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Regional Sul promoveu, nesta sexta-feira (18), uma série de ações em alusão ao Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar sobre a saúde da mulher. O evento, realizado das 8h às 17h, ofereceu um dia repleto de atividades voltadas ao autocuidado e bem-estar, com foco na prevenção de doenças como o câncer de mama e de colo de útero.

Ao longo do dia, a UBS realizou a coleta de exames preventivos em livre demanda, atendendo 46 mulheres de forma humanizada. Destas, 26 foram encaminhadas para exames de mamografia, reforçando a importância da detecção precoce. Além dos atendimentos, as participantes puderam desfrutar de atividades de relaxamento, como escalda-pés e quick massage.

A programação incluiu palestras e rodas de conversa na sala de espera, realizadas em parceria com alunos da PUC e o Grupo de Apoio a Pacientes Oncológicos (GAAPO), que marcou presença no período da manhã. No turno da tarde, as pacientes tiveram acesso a serviços de maquiagem profissional, incentivando o cuidado pessoal e promovendo a autoestima.

Brindes e coffee break foram oferecidos ao longo do evento, como forma de acolhimento às participantes.

Sabrina Versiane, responsável técnica da unidade, destacou a importância da iniciativa: “A conscientização sobre a saúde da mulher deve ser diária, mas no Outubro Rosa trazemos essa mensagem com mais intensidade. O objetivo é reforçar a prevenção do câncer de mama e de colo do útero, que são algumas das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. O exame preventivo é recomendado pelo SUS para mulheres entre 25 e 64 anos, enquanto a mamografia é indicada dos 50 aos 69 anos.”

As ações foram um sucesso, trazendo à tona a importância do cuidado preventivo e do bem-estar feminino.