Violência contra a pessoa idosa: informe-se e denuncie!

Poços de Caldas participa do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

Uma ação no principal centro comercial da cidade chamou a atenção da população no Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa em Poços de Caldas, na manhã do último sábado (15). Integrantes do Conselho Municipal do Idoso, de instituições parceiras e da Secretaria Municipal de Promoção Social estiveram no cruzamento das ruas Assis Figueiredo e Prefeito Chagas, na área central, para alertar a sociedade para a conscientização e combate à violência contra os idosos.

A panfletagem educativa marca o Junho Violeta em Poços de Caldas, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de se combater a violência contra a pessoa idosa.

“Essa violência engloba tudo, desde a violência psicológica, a falta de cuidado, a violência patrimonial, material, todos os tipos de violação de direitos que o idoso sofre. Durante todo esse mês, realizamos ações de conscientização para falar com a população, inclusive com os próprios idosos que, muitas vezes, vivenciam uma situação de violência, mas não sabem identificá-la. Falamos principalmente sobre o não cuidado, ou seja, a negligência com os idosos”, explica a secretária municipal de Promoção Social, Marcela de Carvalho.

Poços de Caldas é a 16ª cidade com mais de 100 mil habitantes com maior número de idosos no país. A população idosa representa 14,04% do total de habitantes, com um índice de envelhecimento de 121 idosos por 100 crianças de 0 a 10 anos, um dos maiores índices do estado. Por isso, informações e denúncias são fundamentais para combater a violência contra a pessoa idosa, além da implementação de políticas públicas como os Centros Dia e Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 15 de junho, foi instituído em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa. O objetivo da data é promover, junto à sociedade, uma cultura coletiva de responsabilidade, cuidado, garantia de direitos e respeito para com essa população.

Cabe destacar que qualquer tipo de violência contra o idoso é crime, como negligência, discriminação, abandono, violência física e psicológica, abuso financeiro, material ou sexual. Em casos de violação de direitos, denuncie: Disque 100!