ORIGEM VULCÂNICA: VALORIZANDO PRODUTOS E SABORES DA REGIÃO EM POÇOS DE CALDAS

Agro Publicado em 13 de Novembro de 2023 - by: PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇOS DE CALDAS

No último fim de semana, o Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, foi palco do evento “Origem Vulcânica”, uma iniciativa promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura local, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDET) e Turismo. O evento teve como objetivo principal a cooperação em novos negócios e parcerias, proporcionando visibilidade aos produtos do setor de alimentos e bebidas originários dos 12 municípios que compõem a encantadora Região Vulcânica.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Franco Martins, a “Origem Vulcânica” surge como um avanço de desenvolvimento econômico, cultural e turístico, consolidando a Região Vulcânica como um polo de excelência na produção de alimentos e bebidas. O evento não apenas movimenta a economia local no curto prazo, mas também contribui para o crescimento sustentável e a projeção positiva da região no cenário nacional e até internacional.

A programação foi diversificada e incluiu uma Rodada de Negócios setoriais, além de uma feira com exposição, demonstração e venda dos mais variados itens produzidos na região. Aberto ao público, o evento buscou atrair não apenas os habitantes de Poços de Caldas, mas também moradores das cidades vizinhas e turistas, criando um ambiente propício para a promoção dos melhores produtos locais.

A Feira de Alimentos e Bebidas da Região Vulcânica conta com a participação de expositores provenientes de diversas cidades sul-mineiras, como Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas. Além disso, municípios paulistas, como Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama, também marcaram presença. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar e adquirir uma variedade de produtos regionais, como azeites, bolas caseiras, cafés, cervejas artesanais, doces e geleias típicas, queijos e vinhos.

Destacando-se como um dos pontos altos do evento, o “Cozinha Show” contou com a participação do renomado chef Afonso Bicalho. A demonstração culinária proporcionou uma experiência sensorial única, enfatizando a riqueza e as especificidades dos sabores regionais. Os presentes podem mergulhar nas tradições gastronômicas da Região Vulcânica, valorizando a modernidade e a qualidade dos produtos locais.

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, com o sucesso do evento, a expectativa é que iniciativas como a “Origem Vulcânica” continuem a fortalecer a economia local, fomentando o turismo gastronômico e consolidando a Região Vulcânica como um polo de referência na produção de alimentos e bebidas de alta qualidade.