Mostra cultural do PMJ lota teatro da Urca

Foi realizada nesta última terça-feira (10) no Teatro Benigno Gaiga, Espaço Cultural da Urca, uma mostra com 22 projetos desenvolvidos pelos mais de três mil alunos atendidos pelo Programa Municipal da Juventude (PMJ) e do novo Programa Mais Educação, em Poços. Além dos estudantes e professores, o evento foi prestigiado por pais, parentes e também pela comunidade poços-caldense. O teatro ficou pequeno para acomodar tanta gente que, além das poltronas, se acomodaram também pelos corredores do teatro.
Durante à noite, o público pode conferir mais de 20 apresentações. Teve muita dança, desde balé clássico até ao hip hop. Também contação de história, apresentações musicais com banda marcial, representações culturais como roda de capoeira e caiapós.
Marcaram presença no evento, o vice-prefeito, Flávio Faria, e a secretária de Educação, Flávia Vivaldi. Também compareceram, a coordenadora do PMJ, Michele Santana, vereadores e demais autoridades locais.
Para a Flávia, o evento foi um momento emocionante e, claro, gratificante onde se pôde ver um trabalho de apenas dez meses dando frutos e mudando o rumo da educação no município. De acordo com a secretária, pela primeira vez os educadores estão dando protagonismo para as crianças e elas estão mostrando o quanto são capazes. “É isso que nós esperamos de uma educação: vida, alegria e significado”, ressaltou.
Michele avalia que o evento superou as expectativas. Para a coordenadora do PMJ, ver o teatro lotado e toda a comunidade prestigiando o talento e empenho dos alunos foi algo emocionante e uma motivação. Ela ressalta, ainda, que as apresentações foram definidas de acordo com o trabalho que as escolas já fazem, e têm identificação, e os alunos ficaram livres para levar aquilo que gostam ao publico.
A professora, Rafaela Ramires de Carvalho, assistiu todas as apresentações e ficou impressionada com o desempenho e talento dos alunos. Para ela, foi algo muito interessante, pois assim os estudantes puderam mostrar, não somente aos pais que estavam ali, mas, à toda comunidade a importância desses projetos, que possibilitam uma educação continuada, além da sala de aula. “Um trabalho desafiador, até mesmo para o professor, que deixa o seu domínio de lado e busca levar o conhecimento por meio de atividades”, ressaltou.
O Programa Municipal da Juventude (PMJ), é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, atende atualmente mais de 3 mil alunos, com idade entre 6 e 16 anos, em oito locais diferentes em todas as regiões da cidade. No programa são oferecidas oficinas, atividades extracurriculares e também reforço escolar, tudo no contra turno.

DSC_0248