Oficina na Secretaria de Saúde possibilita manutenção e reparos de equipamentos com agilidade

Cadeiras de rodas danificadas são alguns dentre tantos equipamentos recuperados pelo trabalho

Cadeiras de rodas, macas, bancos, negatoscópio, armários, arquivos, compressores de odontologia, balança, bebedouro, fechadura: estes são apenas alguns exemplos de equipamentos utilizados diariamente nas unidades de saúde e que exigem manutenção constante e muitas vezes rápida, para a continuidade dos serviços. Com o intuito de mais agilidade e consequente economia neste processo, na Secretaria Municipal de Saúde, uma oficina é o local onde tudo isso chega danificado e sai em condições de uso, novamente.

A estrutura passou a funcionar no início de 2017. “Logo que cheguei, visitei todas as unidades e na Policlínica vi algo parecido com o que temos agora na Secretaria, mas mais restrito à Policlínica. A partir daí, com o consentimento dos secretários, tive a iniciativa de trazer isso pra cá, de forma a ampliar esse trabalho para toda a Secretaria. Pelos resultados que temos, esta iniciativa foi muito acertada, beneficiando todos os serviços”, comentou Nilton Junqueira, diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria de Saúde.

O responsável pela oficina é o auxiliar de manutenção e servidor público há 14 anos, Claudio de Lima, o Claudinho como é carinhosamente chamado por todos. O conhecimento em elétrica, hidráulica, carpintaria e restauração de carros batidos, atividade que ele faz nas horas vagas, é empregado no dia a dia, a cada equipamento ou ferramenta que precisa de conserto. “Sempre estive bem em todos os locais da Prefeitura por onde passei, mas aqui tenho mais espaço e os colegas de trabalho são muito bons. Isso vale muito. Venho com o maior prazer do mundo e fico feliz a cada reparo feito, porque sei que isso vai ajudar no trabalho de muita gente e no atendimento também”, contou Claudinho.

O secretário de Saúde Flávio Togni de Lima e Silva ressalta a importância desta oficina de reparos para a qualidade dos serviços prestados na Saúde. “Sem dúvidas temos que enaltecer a dedicação do Claudinho que emprega seu talento à disposição do bem público. Trata-se de uma medida que só trouxe benefícios, a vinda da oficina para a Secretaria, porque aqui o atendimento se tornou mais amplo, sendo uma referência para os servidores de todas as unidades que precisam destes consertos. É essencial pensar também na economia que este trabalho traz, evitando o descarte de equipamentos que ainda têm condições de uso e a compra de outros para reposição, um processo muitas vezes demorado e caro na administração pública. A otimização dos gastos é um desafio do nosso trabalho e esta iniciativa proporciona isso”, finalizou.