Você está em:

Projeto de educação patrimonial valoriza Festa de São Benedito

são benedito

Projeto visa valorizar manifestações da cultura popular

A Festa de São Benedito e seus grupos de cultura popular estarão no quarto roteiro do projeto de educação patrimonial “Você é Poços”. O “Bendito Roteiro” foi apresentado na última terça-feira (12), na Secretaria Municipal de Educação, em reunião que contou com representantes das secretarias de Cultura, Turismo, Educação, Planejamento e Promoção Social.

O quarto roteiro será dividido em duas partes. A primeira será realizada no auditório da SME, com roda de memória com fotografias que contam um pouco da história dos grupos de Cultura Popular antes e durante as festividades de São Benedito. Além disso, serão feitos relatos orais para contextualizar o conteúdo visual. Em seguida, os alunos farão uma visita ao pátio externo da Igreja de São Benedito, território cultural símbolo deste patrimônio cultural.

O “Você é Poços!” é uma proposta intersecretarial com roteiros mediados de visitação que enfocam, especialmente, a ressignificação histórica de patrimônios arquitetônicos do município e a busca por um sentido de pertencimento. Integram o projeto as secretarias municipais de Educação, Cultura, Planejamento, Esportes, Promoção Social e Turismo. O primeiro roteiro teve enfoque no patrimônio arquitetônico do município, contemplando Thermas Antônio Carlos e Museu Histórico e Geográfico. Já o segundo roteiro visitou o Espaço Cultural da Urca e a Estação Mogyana e o terceiro, que se encerra na próxima semana, proporciona a valorização do Country Club.

Agora, o “Bendito Roteiro” visa incentivar a formação de um movimento de conscientização das novas gerações a respeito da importância destas manifestações da cultura popular local, fazendo com que os participantes possam ser multiplicadores na valorização e preservação. No pátio da igreja, serão desenvolvidas práticas de produção artística, que farão parte de uma exposição coletiva de culminância do projeto, com textos, fotos e desenhos.

bendito roteiro

Roteiro foi apresentado na última terça-feira (12)

As visitas do novo roteiro terão início em setembro. Antes, será realizada uma vivência com os professores que acompanharão as turmas. A proposta é que a ação tenha continuidade nas escolas.

Em breve, será aberta o prazo de inscrições para as escolas que desejam participar do quarto roteiro do projeto “Você é Poços”. “Além da apresentação do novo roteiro, fizemos uma avaliação da execução do projeto que está sendo desenvolvido no Country Club. Nesta quarta-feira, as duas últimas turmas da Secretaria de Educação participaram do projeto, sendo Escola Municipal Carmélia de Castro e PMJ Santa Maria. Agora, estamos finalizando os preparativos para o Bendito Roteiro, que tem início no segundo semestre”, informa o coordenador da Divisão de Projetos de Educação Complementar, Mario Augusto Marques.

O “Bendito Roteiro” tem pesquisa e sistematização pedagógica de Daniela Marco Antonio Alvisi, que também é mediadora e arte-educadora do projeto, juntamente com Marília Freitas Rossi. Organização e logística estão a cargo de Mario Augusto Marques, Aniele Dias Lima e Clariana de Oliveira Andrade Godoy. O projeto tem parceria com a Circullare, que realiza o transporte dos alunos.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 18:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social