Poços de Caldas sedia Congresso Intersetorial de Atendimento em Direitos Humanos

Nos dias 23 e 24 de abril, Poços de Caldas sediou o I Congresso Intersetorial de Atendimento em Direitos Humanos, promovido pela Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, que teve como objetivo auxiliar os profissionais da educação e rede de apoio na execução da educação em Direitos Humanos no ambiente escolar, como também o atendimento em Direitos Humanos por toda rede de ensino e rede de apoio.

O evento, realizado no Espaço Cultural da Urca, promoveu a troca de experiências entre professores, gestores, psicólogos, advogados, assistentes sociais e forças de segurança, além de fortalecer redes de apoio e garantir fluxos de atendimento no caso de violação de direitos e de debater a promoção à educação em direitos humanos no ambiente escolar.

A superintendente da Superintendência Regional de Ensino, Noêmia de Lourdes Furtado, destacou que o tema central “Diálogos entre escolas e redes de apoio” trouxe à tona a importância da parceria e colaboração entre diferentes atores sociais na promoção e proteção dos direitos humanos no ambiente escolar, para garantir um atendimento eficaz e inclusivo às demandas de nossos estudantes.

Pela Prefeitura, o evento contou com a participação de representantes das secretarias municipais de Educação, Promoção Social e Saúde, além do vice-prefeito Júlio César de Freitas, que ressaltou a grande relevância do evento, no sentido de trazer todos os setores envolvidos na questão para debater o tema dos direitos humanos no ambiente escolar, além de demonstrar a importância do desenvolvimento do trabalho em rede.

Neste sentido, a secretária municipal de Educação, Deborah Brianezi, enfatizou que os diálogos precisam sempre ser fortalecidos nas redes de apoio, com foco na garantia de direitos das crianças e adolescentes.

O congresso foi voltado para profissionais das escolas estaduais, municipais e particulares dos municípios da circunscrição da SRE Poços de Caldas, universidades e coletivos, representantes da rede de apoio dos municípios e representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

A proposta do congresso foi apresentar trabalhos pedagógicos de educação em direitos humanos, como também os fluxos de prevenção e encaminhamento das situações de violação de direito utilizados pela rede de apoio e rede estadual de ensino.

Como sugestão do Comitê de Proteção Escolar do município de Poços de Caldas, com apoio da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas, haverá um workshop a ser promovido, de forma coletiva, ainda em 2024, como proposição para toda a rede de apoio, escolas municipais e particulares, com a elaboração de fluxos de proteção e promoção de direitos humanos, bem como encaminhamentos das situações de violação de direitos quando estas ocorrerem com estudantes.