Protocolo de Padronização de Curativos é apresentado aos enfermeiros da Atenção Básica

CAPACITAÇÃO CURATIVOS 1

Encontro reuniu 40 enfermeiros divididos em duas turmas

Durante esta quinta, 21, os enfermeiros da Atenção Básica, divididos em duas turmas, participaram de uma capacitação realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Na ocasião, foi apresentado a eles, o Protocolo de Padronização de Coberturas para Curativos. “A Secretaria de Saúde fez a aquisição de curativos especiais, de alta tecnologia, que ajudam na cicatrização de diversos tipos de feridas e este protocolo descreve as indicações destes curativos, como eles devem ser utilizados, além do fluxo de solicitação, entre outras informações. Como se trata de materiais de custo mais alto, saber utilizá-los de forma correta em cada caso, melhora os resultados e evita desperdícios”, explicou Camila Bacelar, coordenadora da Atenção Básica.

A avaliação do profissional de enfermagem é que vai definir o tipo de material a ser utilizado. A capacitação com quatro horas de duração foi ministrada pelo enfermeiro Wagner Barreto Costa. “Foi excelente porque estávamos precisando mesmo de uma revisão a respeito destas coberturas e o Wagner trouxe muitas informações a respeito. Agora passamos a ter mais materiais para este atendimento, com um leque de opções bem maior para o tratamento de feridas e para a realização de curativos”, comentou a enfermeira da unidade básica de saúde Dom Bosco I, Aline Della Testa. O objetivo também é capacitar os enfermeiros de outros setores, como dos serviços de pronto atendimento, além dos técnicos de enfermagem.

O trabalho é fruto do que vem sendo discutido e realizado pela Comissão de Prevenção e Cuidados de Feridas, instituída em junho de 2017, por meio da Portaria Nº 4.299. Formada por enfermeiros, farmacêuticos e médicos dermatologista, infectologista e vascular, a Comissão é composta por 13 servidores, lotados na secretaria de Saúde. “Com a criação do protocolo e a apresentação dele aos profissionais, damos mais um passo no sentido de proporcionar um tratamento melhor, mais eficaz e que traga mais conforto a estes pacientes. A incidência de feridas em pacientes acamados é alta, o que justifica e reforça ainda mais a importância da criação desta Comissão, para pensar em formas de tratar e de prevenir”, finalizou o secretário de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.