Você está em:

Os sonhos não envelhecem: com Milton Nascimento como patrono e celebrando 50 anos do Clube da Esquina, Flipoços segue sua travessia na defesa da literatura

Prefeito Sérgio Azevedo homenageou convidados com troféu dos 150 anos de Poços de Caldas

Uma noite memorável de esperanças renovadas para quem tem a mania de ter fé na vida. Assim foi a abertura oficial do 17º Festival Literário Internacional de Poços de Caldas – Flipoços 2022 -, no último sábado (3), no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca. Com o tema “Letras e Música, a Sinfonia da Literatura”, a retomada presencial de um dos maiores festivais literários do país homenageou os 50 anos do movimento Clube da Esquina e os 80 anos de Milton Nascimento, com a presença de Márcio Borges, autor do livro “Os sonhos não envelhecem”, e show de Zé Ibarra, cantor e multi-instrumentista que acompanha Milton Nascimento em sua turnê de despedida dos palcos.

Aos 76 anos, Márcio Borges, um dos irmãos Borges, letrista e um dos fundadores do movimento Clube da Esquina, autor do livro “Os sonhos não envelhecem”, brilhou na noite de homenagens ao mais mineiro dos cariocas: Milton Nascimento, que completa 80 anos em 2022, com sua turnê “A última sessão de música”, despedida de um dos maiores artistas de todos os tempos dos palcos do mundo.

Secretário de Cultura, Gustavo Dutra, entrega placa comemorativa ao homenageado Márcio Borges

“Eu tenho muito orgulho de fazer parte desta história mesmo porque ela é fruto de muitas coincidências que, na verdade, não são coincidências, são linhas causais que se cruzaram incrivelmente no ano de 1963, no Edifício Levy, em Belo Horizonte, onde eu conheci o Milton. Eu estava chegando da aula e tinha um cara deitado na minha cama: era ele”, conta Márcio.

“Quero ser contrabaixista e cantar música dos outros”. O amigo Márcio Borges diz que Milton não queria ser compositor. “Mas ele pegava a música dos outros e transformava em música dele. Tudo ficava completamente a cara de Milton Nascimento”, confidencia. Depois de muita insistência e inspirados pelo filme Jules et Jim, de François Truffaut – o cinema era outra paixão do grupo de amigos – Márcio e Milton compuseram as três primeiras canções. De lá pra cá, o grupo de artistas capitaneado por Bituca, com Lô Borges, Beto Guedes, Wagner Tiso, Fernando Brant, entre outros, coleciona clássicos que fazem parte da história da música brasileira. O disco Clube da Esquina, lançado em 1972, que celebra 50 anos em 2022, acaba de ser escolhido por um time de especialistas como o melhor álbum brasileiro de todos os tempos.

Prefeito Sérgio Azevedo parabenizou a organização do evento, que voltou a ser realizado presencialmente em 2022

Márcio Borges foi duplamente homenageado durante a abertura oficial do Flipoços 2022. Das mãos do secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra, recebeu uma placa comemorativa. “Coube a mim a missão de render homenagens a Márcio Borges pelo conjunto da obra desse movimento musical tão singular, tão mineiro e, talvez por isso, tão universal, chamado Clube da Esquina. Uma honra recebê-lo e uma alegria poder ouvi-lo”, destaca Gustavo Dutra.

Bastante emocionado, Márcio Borges recebeu também o troféu comemorativo alusivo aos 150 anos de Poços de Caldas, das mãos do prefeito Sérgio Azevedo. “Quero parabenizar a Gisele Ferreira e toda a equipe da GSC por este evento sensacional, já na sua 17ª edição, agora retomando o formato presencial de uma forma muito especial, com uma programação riquíssima que vem ao encontro dos 150 anos de Poços de Caldas. Acabo de conhecer o Márcio Borges pessoalmente e fico imensamente feliz de ter Milton Nascimento como patrono do Flipoços”, ressalta Sérgio Azevedo.

Show de Zé Ibarra e Banda marcou a abertura do Flipoços 2022

Nada será como antes
Sem dúvida, nada será como antes na música brasileira depois de Milton Nascimento e o Clube da Esquina. Durante a solenidade de abertura do Flipoços, Márcio Borges disse que qualquer um que tem o coração tocado pelas canções faz parte do Clube da Esquina. Por isso, o número de fãs e apreciadores do trabalho do grupo de amigos só cresce.

Aos 80 anos de idade, Milton Nascimento leva sua última sessão de música, turnê de despedida dos palcos, para o mundo, com encerramento no dia 13 de novembro, em Belo Horizonte, onde tudo começou. “Fico muito emocionado em vê-lo fazer esta excursão pelo mundo inteiro para nos presentear pela última vez com a sua presença nos palcos, porque da música ele não vai se aposentar jamais. E eu tenho muito orgulho de fazer parte desta história, de ter feito essa travessia com ele até aqui”, diz Márcio Borges.

Com shows concorridos, ingressos esgotados e espetáculos lotados, o Flipoços homenageou Milton Nascimento também pela música, com um show do cantor e multi-instrumentista Zé Ibarra, figura que o acompanha desde a turnê “Clube da Esquina”.

“Para mim é uma honra tocar com Milton Nascimento e é uma honra também ter sido chamado para, de alguma forma, poder representar e dar conta da não presença física dele aqui, porque ele está aqui e sempre estará”, conta Zé Ibarra. Dos shows, ele trouxe para Poços de Caldas a tocante interpretação de San Vicente, por exemplo, além de músicas autorais e de suas bandas Bala Desejo e Dônica.

Flipoços
A 17ª Feira Nacional do Livro e Flipoços 2022 é uma realização da GSC Eventos Especiais e evento integrante das comemorações dos 150 Anos de Poços de Caldas. Patrocínio do DME através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado. Apoio Cultural Frooty, Sicredi, Café Três Corações. Parceria cultural e educacional Sesc e Senac. Parceria Internacional: Camões Brasil, Associação Portugal Brasil 200 anos e DGLAB. Apoio Institucional Associação União Literária de Minas Gerais e Comitê Poços Literária. A programação segue até dia 11 de setembro, no Espaço Cultural da Urca.

Mais informações: https://flipocos.com/.

Telefone

(35) 3697-5000

Endereço

Avenida Francisco Salles, 343, Poços de Caldas - 37701-013

Funcionamento

09:00 às 17:00h de seg. a sex.

ÓRGÃO RESPONSÁVEL

Secretaria Municipal de Comunicação Social