Alimentação escolar dos Centros de Educação Infantil tem novidades no cardápio

Opções mais saudáveis estão sendo oferecidas em cumprimento à legislação vigente

Almôndegas de frango com aveia, escondidinho de batata doce com carne moída, bolo sem açúcar, mas com todo sabor que as crianças adoram! O Programa Municipal de Alimentação Escolar (PROMAE) de Poços de Caldas, em parceria com os Centros de Educação Infantil municipais e Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, trabalha para oferecer uma alimentação cada vez mais saudável e ampliar o repertório alimentar dos alunos.

As modificações e atualizações do cardápio da Educação Infantil estão sendo realizadas em cumprimento à legislação atual, especificamente a Resolução nº 06 de 2020, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

O objetivo é oferecer uma alimentação saudável e adequada, com o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária.

“Pela resolução, temos que diminuir o número de alimentos industrializados, processados e ultraprocessados na alimentação das crianças. Por exemplo, os bolos estão sendo feitos com aveia no lugar da farinha de trigo e sem açúcar. Outra mudança é retirada do achocolatado do cardápio e a troca da margarina pela manteiga, quando é servido pão no café da manhã”, explica a nutricionista do PROMAE, Fernanda Milagre Carvalho Pinto.

As receitas foram desenvolvidas e testadas pela equipe do PROMAE e passam a fazer parte do cardápio dos CEIs municipais. Uma das receitas é a almôndega de frango com aveia, desenvolvida pela merendeira Maria Olímpia, do CEI Arco-íris, no bairro Santa Augusta. Em 2015, a delícia poços-caldense participou de um concurso nacional de melhores receitas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e foi publicada em material oficial do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Nas principais refeições (almoço e jantar), o cardápio conta com carne bovina ou frango, que são as principais fontes de proteína e ferro heme, além do ovo, que é servido uma vez por semana. O cardápio é nutritivo com verduras e legumes variados. “As adaptações e novas receitas vêm para atender a nova legislação e variar o cardápio, com sugestões de preparo diferentes, acrescentando mais legumes, frutas e verduras. Estamos tendo um ótimo retorno do trabalho que tem sido feito. As coordenadoras encaminham imagens das preparações que as merendeiras têm feito, com as crianças comendo e gostando das novas opções”, conta a nutricionista Fernanda Milagre Carvalho Pinto.

Alimentação escolar
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) norteia o desenvolvimento da alimentação escolar em Poços de Caldas, sendo todas as diretrizes respeitadas e seguindo as resoluções propostas. “Além de incentivar a alimentação saudável, as crianças estão tendo a oportunidade de experimentar novas receitas, ampliando o repertório alimentar. Queremos destacar também o trabalho carinhoso e primoroso das nossas merendeiras, que são responsáveis pela preparação da alimentação e, mais que comida, produzem memórias afetivas inesquecíveis para as nossas crianças”, ressalta a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.

A equipe do Programa Municipal de Alimentação Escolar, que conta também com os nutricionistas José Vítor Arantes de Andrade e Bianca Stanziola Barbosa e coordenação de Neide Beatriz Lellis Barbosa, desenvolveu inclusive um e-book sobre Educação Nutricional, em parceria com todos os Centros de Educação Infantil e com o Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Dr. Tarso de Coimbra, com informações importantes que podem auxiliar no desenvolvimento de uma alimentação cada vez mais saudável para as crianças. “O e-book pode ser utilizado por qualquer pessoa ou escola, inclusive pelas famílias que desejam melhorar a alimentação”, destaca a nutricionista Fernanda Milagre Carvalho Pinto.

Esclarecimento
A Secretaria Municipal de Educação informa que houve um atraso por parte do fornecedor na entrega do item feijão na alimentação escolar, mas as refeições nos Centros de Educação Infantil não foram prejudicadas e seguem sendo servidas normalmente, com substituições e a inclusão de preparações com consistência pastosa nesse período para que as refeições não fiquem secas.