Alunos da Educação Infantil têm teatro em comemoração à Semana da Criança

Estudantes da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino tiveram uma experiência diferente e inesquecível, alguns pela primeira vez: assistir a um espetáculo teatral no principal palco das artes cênicas da cidade, o Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca.

Em comemoração à Semana da Criança, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Centro de Referência do Professor e em parceria com a Autarquia Municipal de Ensino, proporcionou a apresentação da peça “Pelos Caminhos do Som”, da Cia Balafuda de Teatro.

Foram realizadas seis apresentações, nos dias 10 e 11 de outubro, com aproximadamente 2.300 crianças participantes. “Durante a peça, os alunos puderam viajar pela América Latina, brincando, cantando e dançando com a cultura de diversos países”, conta a coordenadora do Cerpro, Flávia Camargo.

O espetáculo
“Pelos caminhos do som: uma viagem de brincadeiras musicais” é um espetáculo autoral interativo que possui como objetivo principal a difusão da cultura latino-americana em linguagem acessível para crianças. A atração utiliza histórias e brincadeiras musicais as quais visam estimular ludicidade, socialização, psicomotricidade, coordenação motora, interação com os artistas, espontaneidade e percepção musical.

A Cia Balafuda é formada por artistas interessados em pesquisar a infância e produzir espetáculos para este público. As três atrizes-brincantes envolvidas nesta montagem somam habilidades artísticas para envolver as crianças durante o espetáculo. As personagens compartilham com o público suas histórias de viagem costuradas por canções e brincadeiras tradicionais. Nesta viagem, canções brasileiras e de países como Uruguai, Colômbia, Argentina e Cuba são executadas ao vivo com participação do público. A apresentação tem duração de 30 a 45 minutos, apropriada para todas as idades.