Combate à fome e ao desperdício é tema de seminário em Poços

Na última semana, o município sediou o seminário “Ações dos equipamentos públicos de alimentação e nutrição de Poços de Caldas no âmbito do combate à fome e ao desperdício”. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Urca, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado em 16 de outubro, e reuniu mais de 70 pessoas interessadas no tema.

O objetivo foi alinhar os diversos serviços ofertados, além de criar novas parcerias e fortalecer as já existentes, atuando também na orientação da população assistida. Além da participação do público, o evento contou com diversas palestras. José Vitor Arantes e Fernanda Milagres abordaram o e-book “Ações de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas”, da Secretaria Municipal de Educação. Já o coordenador de Segurança Alimentar do município, José Porto, e a nutricionista Laís Rodrigues de Aguiar falaram sobre os equipamentos públicos de alimentação e nutrição: Restaurante Popular e Banco de Alimentos, vinculados à Secretaria Municipal de Promoção Social.

A coordenadora de Proteção Social Básica, Andrea Achel, ministrou a palestra “CRAS e benefícios eventuais de garantia do direito à alimentação adequada”. Pela Secretaria Municipal de Saúde, Camila Maciente abordou a saúde e a interface com outras políticas. Analice Rodrigues, da EMATER, trouxe o tema “fortalecimento da Agricultura Familiar” e Matheus Willian Campos de Oliveira, do SESC Poços de Caldas, falou sobre o Programa Mesa Brasil, além da presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, Luiza David.

“Avaliamos que os equipamentos públicos do nosso município estão no caminho certo, ampliando a oferta de refeições nutricionalmente adequadas, a preços acessíveis, à população de baixa renda, vulnerabilizada socialmente e em situação de insegurança alimentar e nutricional, promovendo a alimentação adequada e saudável aos que mais precisam”, pontua o coordenador de Segurança Alimentar, José Porto.

Segurança Alimentar
A Segurança Alimentar e Nutricional diz respeito à efetivação do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

Dentro das ações de segurança alimentar, o município conta com equipamentos públicos como o Restaurante Popular e o Banco de Alimentos, além de integrar iniciativas como o Programa Municipal de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Alimenta Brasil Federal e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O Banco Municipal de Alimentos de Poços Caldas, visando combater a fome e a insegurança alimentar, promove a arrecadação de doações de gêneros alimentícios que seriam desperdiçados ao longo da cadeia produtiva, além da aquisição junto aos programas PAA Municipal e PAB Federal, ampliando o acesso dos alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade. “Estamos no caminho certo, mas precisamos avançar ainda mais porque toda a população tem direito a uma alimentação saudável e nutritiva. O Brasil tem grande desperdício de alimentos. Temos que divulgar e combater o desperdício, questão fundamental na insegurança alimentar e nutrição”, completa Porto.

O seminário “Ações dos equipamentos públicos de alimentação e nutrição de Poços de Caldas no âmbito do combate à fome e ao desperdício” teve carga horária de 4 horas, com certificação.