Guarda Ambiental orienta pescadores sobre piracema

Na manhã de hoje (28), o Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal realizou uma operação conjunta com a Polícia Ambiental nas represas do Cipó e Graminha para orientar os pescadores sobre o período da piracema.

A piracema começa no dia 1º de novembro e se estende até 28 de fevereiro de 2023. A equipe distribuiu panfletos alertando sobre as proibições e restrições da pesca no período. A guarda seguirá fiscalizando os locais.

O termo piracema tem origem indígena e significa “subida do peixe” (pira: peixe e cema: subida). A piracema é o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima ou em represas a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação.

Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.

A piracema ocorre quando os peixes percebem mudanças no ambiente que indicam que a estação é favorável para a reprodução. Essa época é aquela em que ocorrem chuvas com mais frequência, a água torna-se mais oxigenada e os dias são mais quentes.