IBGE realiza reunião para apresentação do andamento do Censo 2022 em Poços de Caldas

Ação faz parte do planejamento do órgão que prevê o encerramento da coleta de informações no município para Dezembro

O vice-prefeito Julio César Freitas e secretários municipais participaram na tarde desta terça-feira (08), da reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022. A apresentação dos dados foi realizada na Autarquia Municipal de Ensino e contou com representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela realização do Censo.

Em Poços de Caldas são 386 setores a serem visitados, a coleta dos dados já foram realizados em 175 setores, 89 estão em andamento. Mais de 63 mil endereços foram visitados e mais de 45 mil domicílios foram entrevistados. Mais de 5 mil residencias estavam fechadas. Com isso faltam ainda 99 setores a serem iniciados. Até o momento a população recenseada se encontra em 105.423 pessoas em Poços de Caldas.

O Censo Demográfico, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um levantamento muito importante para o país. Através dele, é possível analisar detalhes sobre como vive a população brasileira: renda, etnia, raça e grupo familiar. A edição de 2022, que começou no início de agosto, é necessária para observar os dados atualizados do Brasil, em especial, no contexto dos dias atuais.

Segundo, Luís Eduardo Moreira, coordenador de área da agência Poços de Caldas do IBGE ressalta que tem encontrado algumas dificuldades no município. “Muitas pessoas não recebem os recenseadores, e eles inclusive tem feito horários estendidos para atender toda a população. Aproveito para pedir aos munícipes que atendam os agentes do IBGE, por estes dados serem de grande importância para Poços de Caldas e para o País”, afirmou Luís Eduardo.

O encontro também abordou as ferramentas que poderão ser utilizadas após a captação e divulgação dos dados como, por exemplo, o site http://www.ibge.gov.br.

Como reconhecer o recenseador

Vale ressaltar que os agentes do órgão devem, obrigatoriamente, utilizar a máscara de proteção, colete e crachá de identificação, DMC (Dispositivo Móvel de Coleta) e a bolsa com o logo do órgão. Já o uso boné do instituto, é opcional.