Dia Nacional do Turismo: ações da Prefeitura de Poços de Caldas fortalecem o setor

Nesta segunda-feira (8), é comemorado o Dia Nacional do Turismo, atividade econômica a qual a Prefeitura de Poços de Caldas tem dedicado uma atenção tanto para o desenvolvimento e geração de emprego e renda para os moradores, quanto para aquecer os setores ligados a essa cadeia produtiva.

Com ações de melhorias urbanas na cidade, divulgação do destino, apoio e captação de eventos, infraestrutura e manutenção dos espaços e patrimônios públicos, a gestão municipal, tem realizado investimentos e ações com impacto direto para o fortalecimento da atividade turística em Poços de Caldas.

A Secretaria Municipal de Turismo desenvolve projetos fundamentais para o setor nos últimos anos. Como destaque, a formatação do Plano Municipal de Turismo, em parceria com o Comtur, que irá nortear ações para os próximos anos. O plano foi formatado após 50 anos que não se previa um plano estratégico para o setor.

A concessão dos pontos turísticos em formato de circuito turístico integrado, englobando os atrativos Cristo Redentor e teleférico; Recanto Japonês; Fonte dos Amores e Véu das Noivas foi concretizado após cinco anos entre elaboração de edital, reuniões com investidores, alterações no edital para adaptá-lo às necessidades do mercado até, finalmente, ser anunciada a vencedora do processo licitatório em 3 de novembro de 2022.

A empresa Citur assinou contrato com a Prefeitura em dezembro daquele ano, com previsão de investimentos pela empresa de R$ 36,7 milhões, com geração de R$ 26 milhões de outorga fixa, além das variáveis e impostos para o município durante o contrato e ainda geração de empregos nas mais diferentes áreas de atuação.

Outros destaques alcançados pelo Turismo na cidade no período são: incentivo para que a cidade fosse cenário de novelas e filmes infantis, gerando renda para a comunidade e sedimentando esta vocação de Poços de Caldas; inclusão do município como Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, por duas pesquisas consecutivas, nas edições 2019/2021 e em 2022; indicação de diversas plataformas de turismo como uma das melhores cidades para se visitar no país (Hurb, Guia de Destinos e Omnibees, entre outros); aproximação com o governo do Estado, que passou a inserir a cidade em suas programações e divulgando o destino Poços para MG e o país. Além disso, organizou festividades como o Festival 150 anos, o Arraiá na Praça, edição especial 150 anos, com grandes nomes da música nacional e ainda fomentou a realização de diversos eventos como forma de atrativo turístico.

“Atuamos em várias frentes, indo desde execução de obras de infraestrutura até realização de grandes eventos que já se consolidaram no calendário da cidade. A criação de um plano de estímulo ao desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda também gera impacto nesse setor, até mesmo com diversos eventos esportivos e de entretenimento, que acabam dando destaque para a área. Tudo isso para que Poços se projete, atraindo visitantes de todos os lugares, movimentado, assim, a nossa economia”, frisou o secretário de Turismo, Israel Pereira.