Romance histórico com personagens fortes, “Memorial de Maria Moura” é a indicação das Bibliotecas Públicas da semana

“Não sei bem se sou capaz de ver sangue derramado. Nunca experimentei ver de perto o sangue dos outros; e pior será se for tirado pela minha mão”. Publicado em 1992, “Memorial de Maria Moura” foi o último livro escrito por Rachel de Queiroz, primeira mulher a entrar para a Academia Brasileira de Letras e ganhar o Prêmio Camões, sendo considerada por muitos a maior escritora do Brasil.

O romance acompanha a protagonista desde sua juventude até sua fase adulta. Já de inicio a jovem encontra a mãe morta e passa a ser criada pelo padrasto. As consequências de tanto sofrimento levaram a personagem de uma moça sozinha e desamparada, a líder de um bando de aventureiros, semelhantes a jagunços, no sertão brasileiro, por volta de 1850.

Apesar de narrado em primeira pessoa por três personagens e consequentemente possuir vários núcleos dramáticos ao longo de suas mais de 500 páginas, a história possui uma escrita fluida e elaborada com uma linguagem adequada à obra que, envolvente e poética, transporta o leitor para o sertão nordestino e o faz mergulhar na vida dos personagens. A autora também utiliza uma linguagem regionalista, repleta de expressões típicas do Nordeste brasileiro, o que confere autenticidade à narrativa.

O livro serviu de inspiração para uma minissérie televisiva estreada em 1994, na TV Globo e tanto a obra literária quanto a do audiovisual são recomendadas para aqueles que apreciam romances históricos com personagens femininas fortes e uma narrativa rica em detalhes e contexto social.

Título: Memorial de Maria Moura
Autora: Rachel Queiroz
Data de publicação: 1992

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

“Memorial de Maria Moura” é indicação de leitura da equipe da Biblioteca Municipal Marcus Vinícius de Moraes e está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas.

Confira os endereços e os horários de funcionamento:

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30
BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.