POÇOS DE CALDAS PARTICIPA DA ETAPA REGIONAL DOS JOGOS ESCOLARES NO XADREZ

Poços de Caldas será representada na etapa regional dos Jogos Escolares pelo aluno da Escola Estadual Francisco Escobar, Gabriel Vinci Fernandes Catalício, de 16 anos, que demonstrou seu talento no xadrez ao conquistar o título de campeão após vencer quatro das cinco partidas, na etapa microrregional dos Jogos Escolares.

O jovem contou com o treinamento iniciado há 2 meses, com ex-jogador e professor do projeto de xadrez em Poços de Caldas, William Silva.

A etapa regional acontece de 3 a 7 de julho.

PROJETO DE XADREZ

O projeto de aulas de xadrez é oferecido pela Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, pretende preparar os alunos para a disputa de torneios, por meio de uma preparação profissional e a utilização de relógios de xadrez.

O xadrez é um jogo que envolve muita estratégia, para todos os jogadores, em qualquer nível, estes conseguem desenvolver habilidades de percepção de espaço e de tempo, que podem considerar mais e melhor as opções possíveis. Isso como resultado pode ser refletido na vida pessoal do aluno, e além de tudo, proporciona um momento de lazer para os praticantes de xadrez.

Para quem deseja se desenvolver no xadrez é só procurar o professor nas aulas e se inscrever:

Biblioteca Júlio Bonazzi (Toda segunda das 15h30 às 17h30)
Clube da Alcoa (Toda terça das 15h30 às 17h30)
Clube de Xadrez (Toda quarta das 15h30 às 17h30).

JEMG

Os Jogos Escolares de Minas Gerais é o maior programa esportivo-social do país. O JEMG é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), por meio da Subsecretaria de Esportes, e pela Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG.

O JEMG é uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com estudantes-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com estudantes-atletas de 12 a 14 anos (nascidos em 2011, 20010 e 2009) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2008, 2007 e 2006).

As modalidades disponíveis no JEMG/2023 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquetebol, bocha, ciclismo, futsal, futebol de 5, futebol de 7 PC, ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), goalball, handebol, judô, judô PCD, natação, natação PCD, parabadminton, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, vôlei de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

(Fotos Paulo Vitor de Campos/Mantiqueira)