Redações do Concurso EPTV na escola devem ser protocoladas até 19 de junho

As escolas das redes municipal, estadual e particular de Ensino de Poços de Caldas já receberam o regulamento e o formulário do Concurso de Redação EPTV na Escola, que, neste ano, terá como tema “Somos a natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?”. O protocolo das redações deve ser feito pelas escolas até o dia 19/06, próxima segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação.

Podem participar todos os alunos do último ano do Ensino Fundamental II das escolas da Rede Municipal, Estadual (incluindo o EJA – Educação de Jovens e Adultos), Particular e SESI. Dúvidas e informações pelo telefone 3697-2363, na Divisão de Projetos de Educação Complementar da SME.

A iniciativa tem como objetivo fomentar a pesquisa e discussão produtiva de temas importantes escolhidos anualmente pela EPTV, transformar os participantes em cidadãos críticos e possíveis agentes de transformação social em suas comunidades, por meio do processo de construção do próprio texto e oferecer uma oportunidade para os talentos da região, dando protagonismo e voz aos finalistas do concurso, com a divulgação de suas redações em uma série de reportagens exibida nos telejornais da EPTV.

Em Poços de Caldas, os 20 estudantes classificados ganham um dia de passeio em Varginha, onde visitam a EPTV. Além disso, os dez melhores trabalhos da região são escolhidos, os autores dessas redações ganham prêmios e têm a oportunidade de participar da produção de uma série de reportagens baseadas em seus textos. Os professores orientadores destes alunos e a escola do primeiro colocado também recebem prêmios.

O formulário de redação e o cabeçalho são de preenchimento obrigatório e devem ser digitados. A fonte deve ser Arial ou Times New Roman, tamanho 12 para o texto e 14 para o título da redação e cabeçalho. O título da redação é livre e o tema do EPTV na Escola 2023 traz um debate que promete envolver não apenas os alunos e professores, mas toda a família e sociedade.