Leia Mulheres Negras indica Carolina Maria de Jesus

O Sistema de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas está trabalhando ativamente na Campanha “Leia Mulheres Negras” do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. A indicada da semana transformou sua dura realidade em literatura: Carolina Maria de Jesus, mãe, mulher, preta, favelada, a escritora mineira que mostrou ao mundo o cotidiano da favela do Canindé, em São Paulo.

Sua obra mais famosa “Quarto de Despejo”, publicada há 63 anos, acompanha a história de Carolina como mãe solo, dividindo o barraco com seus três filhos e buscando sustento na catação de papelão. A autora relata os fatos ocorridos na favela do Canindé, em São Paulo, entre os anos de 1955 e 1959, com reflexões sobre os acontecimentos que mostram a realidade social do Brasil de meados do século XX.

Acessível, autêntico e real, características que fazem dos livros de Carolina Maria de Jesus uma leitura impactante e relevante, capaz de despertar a reflexão e o debate sobre as desigualdades sociais, raciais e econômicas presentes na sociedade brasileira.

Todas as terças-feiras o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma sugestão de autora. No município, 22 escritoras negras integram a lista. A iniciativa visa proporcionar aos leitores a oportunidade de valorizar e apoiar a diversidade na literatura.

A obra “Quarto de Despejo: Diário de uma favelada” está disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais Centenário, Júlio Bonazzi e Manuel Francisco Costa Guimarães.

Não deixe de conferir as indicações do @bibliotecaspublicasdepocos no Instagram.

Leia Mulheres Negras!

Confira os endereços e horários de funcionamento das bibliotecas onde é possível encontrar a obra de Carolina Maria de Jesus.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h.