Leia Mulheres Negras traz Djaimilia Pereira de Almeida nesta semana

Dentro da Campanha Leia Mulheres Negras, o Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas indica, nesta semana, a escritora angolana Djaimilia Pereira de Almeida.

Djaimilia nasceu em Luanda, Angola, em 1982. Mudou-se para Portugal ainda criança, onde vive até hoje. Licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade Novas de Lisboa. Sua dissertação de mestrado, “Amadores”, escrita em 2006, recebeu o Prêmio Primeiras Teses 2010, atribuído pelo Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra.

É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade de Lisboa e autora de sete livros. Possui textos publicados nas revistas Ler, Granta, Quatro Cinco Um, Revista Serrote, Revista Zum, Common Knowlegde, Revista Pessoa, Words Without Borders, no Blog da Companhia das Letras, dentre outras.

Obras publicadas:
– Esse cabelo. Editora Teorema, 2015.
– Ajuda a cair. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017.
– Luanda, Lisboa, Paraíso. Companhia das Letras, 2018.
– Pintado com o pé. Relógio D’Água Editores, 2019.
– A visão das plantas. Relógio D’Água Editores, 2019.
– As telefones. Relógio D’Água Editores, 2020.
– Regras de isolamento. Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2020.

Em Poços de Caldas, a Biblioteca Municipal Centenário, no Espaço Cultural da Urca, conta no acervo com a obra “Esse cabelo: a tragicomédia de um cabelo crespo que cruza fronteiras”, disponível para empréstimo.

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo.