Leia Mulheres Negras indica Djamila Ribeiro

Em Poços de Caldas, o Sistema de Bibliotecas Públicas está participando ativamente da campanha Leia Mulheres Negras, do Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais. Nesta semana, a indicada é Djamila Taís Ribeiro dos Santos, importante voz contemporânea em defesa dos negros e das mulheres.

A escritora e ativista nasceu em Santos, São Paulo, no dia 1 de agosto de 1980 e, corajosamente, denuncia a violência e a desigualdade social, principalmente contra negros e mulheres, tão características da sociedade brasileira. Djamila Ribeiro é mestre em Filosofia Política, conferencista, com palestras em diversas universidades, entre elas na Universidade do Oregon, Saint Louis, Harvard e Oxford. Em 2016, palestrou por duas vezes na sede da ONU, em Nova York.

Ao longo de sua trajetória, recebeu premiações como Prêmio Cidadão SP em Direitos Humanos, Melhor colunista no Troféu Mulher Imprensa em 2018, Prêmio Dandara dos Palmares e figurou entre as 100 pessoas mais influentes do mundo abaixo de 40 anos, segundo a ONU. Além de ter sido escolhida como “Personalidade do Amanhã” pelo governo francês em 2019.

Em Poços, a Biblioteca Centenário possui duas de suas principais obras no acervo. “Pequeno Manuel Antirracista” é um livro que busca aprofundar a questão da discriminação racial histórica e incentivar os leitores a se responsabilizarem pela transformação da sociedade. A autora enfatiza estratégias para combater o racismo e outras formas de opressão.

Sua outra obra presente na Biblioteca é “Quem tem medo do feminismo negro?”, uma coletânea de textos que inclui um ensaio autobiográfico no qual Djamila explora suas memórias de infância e adolescência, abordando o processo de “silenciamento” que sofreu como resultado da discriminação racial. Somente ao trabalhar na Casa de Cultura da Mulher Negra na adolescência, ela teve contato com autoras que a fizeram se orgulhar de suas raízes e se recusar a ficar invisível.

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das Bibliotecas Públicas no Instagram, divulga uma autora negra, proporcionando aos leitores a oportunidade de valorizar as escritoras negras de todo o mundo.