Servidores públicos da divisão de Vigilância Ambiental Participam de Formação

Continuando a promoção da saúde mental no trabalho, o RH da secretaria Municipal de Saúde ofertou a formação intitulada como “As Implicações da Crença de Autoeficácia na Vida Diária” aos servidores públicos atuantes na Vigilância Ambiental.

Para favorecer uma melhor didática, os conteúdos foram ministrados em dois encontros, realizados no auditório da Autarquia Municipal, em que participaram supervisores, coordenadores e agentes de endemias.

O curso foi idealizado e ministrado pelo Psicólogo da instituição Dr. Cristiano de Jesus Andrade que afirma acreditar na potência deste encontro. “É um modo não apenas de trazer informações aos sujeitos trabalhadores do município, mas principalmente um lugar de reflexão onde todos podem pensar em si como pessoas. A Autoeficácia é como se fosse uma mola propulsora de vida, não dá para movimentar nada no dia a dia se não acreditar no que está fazendo. Tanto profissionalmente, quanto pessoalmente, desenvolver esta habilidade se torna um grande ganho para as pessoas.”

Acreditando na importância da participação de todos, a metodologia ativa foi adotada para facilitar a integração do grupo, o que levou a quem participava a atuar o tempo todo, seja com opiniões nas discussões, ou no desenvolvimento das atividades práticas que o curso também ofertou.

Robson Rodrigues dos Santos – Supervisor Geral do Programa de Controle vetorial salienta que considerando o grande fluxo de informações que se deparam cotidianamente e nas diversas situações que vivenciam na rotina de trabalho, um acompanhamento relacionado à saúde mental é de grande importância para a saúde e bem-estar do trabalhador. “Na realidade dos Agentes de Endemias, os profissionais lidam diretamente com a população em seus domicílios, encontrando todos os tipos de situações, desde lares extremamente organizados até residência sem a mínima condição de uma vida digna. Nestas situações onde se encontram locais insalubres de moradia, o sentimento de incapacidade frente ao problema pode servir de gatilho para desencadear sofrimento psicológico no trabalho”. Diante disso, o acolhimento do trabalhador agrega forças para seguirem em seu propósito.

As atividades continuarão, já que entre os meses de Agosto e Setembro, a divisão de Vigilância Ambiental passará por uma pesquisa de clima organizacional. Onde serão escutados pelo Psicólogo da já referida instituição e posteriormente terão novos encontros com o mesmo profissional.