Sucesso da Série Vaga-lume, a Ilha Perdida é a indicação de leitura desta semana

“…nesse lugar, bem no meio do rio, via-se uma ilha que na fazenda chamavam de Ilha Perdida. Solitária e verdejante, parecia mesmo perdida entre as águas volumosas.” Sucesso da Série Vaga-lume, A Ilha Perdida, de Maria José Dupré, é a indicação de leitura das Bibliotecas Públicas desta semana.

Uma ótima oportunidade para crianças já crescidinhas e adolescentes, A Ilha Perdida também é uma boa sugestão de leitura para adultos para este final de semana. Publicada originalmente em 1944, a obra passou a integrar a célebre Coleção Vaga-lume a partir de seu lançamento, em 1973.

Da mesma autora de Éramos Seis, publicado em 1943 e que até hoje recebe adaptações para a TV, em A Ilha Perdida, Maria José Dupré transporta os leitores para um mundo repleto de magia e belezas, trazendo já na década de 40 o tema do respeito à natureza, tão atual ainda nos dias de hoje.

A trama do livro se desenvolve a partir da grande aventura vivida por Henrique e Eduardo, dois meninos da cidade que costumavam passar suas férias em uma fazenda no interior do estado de São Paulo. Assim que chegam ao lugar, os dois personagens saem em busca de aventuras e ficam conhecendo a lenda a ilha perdida, bem no coração do Rio Paraíba.

Este clássico da literatura juvenil brasileira narra, então, as peripécias de Eduardo e Henrique, que resolvem explorar a ilha e acabam descobrindo que ela é habitada por um estranho eremita. A narrativa ágil, enfática na ação e no suspense, fisga o leitor logo nas primeiras páginas.

Título: A Ilha Perdida
Autor: Maria José Dupré
Ano da publicação: 1944

Toda semana, o @bibliotecaspublicasdepocos, perfil das bibliotecas públicas de Poços de Caldas no Instagram, divulga uma sugestão de leitura. O objetivo é democratizar o acesso ao acervo bibliográfico, chamar a atenção de novos leitores e ampliar a visitação da comunidade local aos espaços, atuando no fomento ao livro, à leitura e à literatura.

A Ilha Perdida é a indicação da equipe da Biblioteca Municipal Manuel Francisco Costa Guimarães e está disponível para empréstimo em todas as unidades do Sistema Municipal de Bibliotecas Públicas de Poços de Caldas. Confira os endereços e horários de funcionamento.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CENTENÁRIO
Endereço: Praça Getúlio Vargas, s/nº – Centro (no prédio da Urca)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL JÚLIO BONAZZI
Endereço: Praça Tiradentes, 621 – Jd. Santa Rita (próximo à Fonte do Monjolinho)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h30

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MANUEL FRANCISCO COSTA GUIMARÃES
Endereço: Avenida Jaçanã Musa dos Santos, 270 – Cohab
Telefone: 3697-2074
Horário de funcionamento: das 7h às 15h

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL MARCUS VINÍCIUS DE MORAES
Endereço: Rua Coronel Virgílio da Silva, 1723 – Vila Nova (no antigo Centro Social Urbano)
Horário de funcionamento: das 9h às 15h.

BIBLIOTECA CEU
Endereço: Rua Miguel Calixto de Moraes, 1.153 – Jardim Itamaraty V (no CEU da Zona Leste)
Horário de funcionamento: das 8h às 17h.

Acompanhe as novidades das bibliotecas públicas de Poços em @bibliotecaspublicasdepocos

Saiba como fazer seu cadastro nas bibliotecas: https://pocosdecaldas.mg.gov.br/noticias/faca-seu-cadastro-nas-bibliotecas-publicas-de-pocos-de-caldas/.