Programa de Educação Ambiental da Polícia Militar forma 335 alunos

Estudantes do 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental participaram da formatura do Programa de Educação Ambiental – PROGEA -, da Polícia Militar de Minas Gerais. Em uma grande solenidade realizada no Cenacon, os 335 alunos das redes municipal, estadual e particular de Ensino receberam seus certificados e garantiram que estão prontos para seguir na busca pela preservação e melhoria do ambiente em que vivemos.

As atividades tiveram início em março de 2023. “Foi muito legal, fiquei muito empolgada. Amei”, resumiu a pequena Maria Cecília, que recebeu seu diploma na cerimônia. Em Poços, o programa é desenvolvido pela 18ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente da PMMG, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação e Meio Ambiente.

O PROGEA tem como objetivos estimular nos estudantes competências e habilidades para a adoção de comportamentos socioambientais, fomentar o processo de mobilização social, promover a compreensão das realidades ambientais e estabelecer relações positivas e diálogo contínuo entre comunidade escolar, família e poder público.

Formatura
Carinhosamente preparada, a solenidade de formatura contou com estandes da Polícia de Meio Ambiente, entrada dos formados, anúncio à autoridade, toque dos veteranos, execução do Hino Nacional pela Banda da Polícia Militar, juramento dos alunos, entrega dos certificados, homenagem aos professores e às autoridades, premiação dos estudantes e grito de guerra do PROGEA.

A mamãe Edna Cristina Ramos estava bastante orgulhosa. “O projeto é bem legal, as crianças ficaram empolgadas e aprenderam bastante sobre o meio ambiente”, destacou.

O prefeito Sérgio Azevedo ressaltou que a Polícia Militar de Minas Gerais dá um grande exemplo, não só com o PROGEA, como também com o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas.

“Agradecemos à Polícia Militar pela parceria, que está sendo de grande relevância para as nossas unidades escolares, desenvolvendo a educação ambiental e atuando também na aproximação dos laços entre a Polícia Militar e a comunidade escolar”, celebrou a secretária adjunta de Educação, Deborah Brianezi.

As atividades
As atividades nas escolas foram desenvolvidas pela Sd PM Clara Cristina Ramos, que participou do curso de formação de mediadores do PROGEA, em Belo Horizonte. Durante o curso, a militar passou por instruções na área de Educação, Comunicação, Planejamento, Práticas de Ensino, Psicologia, Mobilização Social, entre outros temas. “A conscientização ambiental é um valor importante na formação de caráter da pessoa, além de ser apresentada de maneira lúdica, facilitando o aprendizado”, informou a Sd Clara, da Polícia Militar do Meio Ambiente.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes, e o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Joelmar Lucas de Andrade, enfatizaram a parceria e o apoio ao PROGEA, destacando a grande alegria pela formatura, com grandes benefícios ao município e à sociedade poços-caldense através do importante projeto socioambiental.

O PROGEA atua de forma proativa junto à comunidade escolar, buscando a aproximação com a comunidade e o desenvolvimento nos alunos da capacidade para identificar e buscar, de forma integrada, as soluções dos problemas e assim melhorar o ambiente em que vivem.