Secretário de Meio Ambiente recebe homenagem durante congresso nacional

Secretário Marcus Vinícius recebe certificado das mãos de Gisele Ferreira, organizadora do congresso

O secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes foi um dos homenageados durante a abertura do 20° Congresso Nacional de Meio Ambiente de Poços de Caldas, na manhã desta terça, 19, no Espaço Cultural da Urca. A organização do evento homenageou diversas pessoas que contribuíram para que o congresso chegasse à sua vigésima edição, de maneira ininterrupta, mesmo durante a pandemia, discutindo temas relevantes para o desenvolvimento sustentável.

Participaram da abertura oficial, além do secretário de Meio Ambiente de Poços, a vereadora Regina Ciofi, representando a Câmara Municipal, prof Claudiomir Silva Santos, presidente da comissão técnica do congresso; prof. doutor Marcelo Bregagnoli, diretor de desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; prof. doutor Cléber Avila Barbosa, reitor do IF Suldeminas; Renato Aparecido de Souza diretor geral do IF campus Muzambinho e Sarah Pimenta, gerente de Licenciamento e Meio Ambiente da Alcoa Alumínio S.A.

O secretário Marcus Vinicius é o primeiro assumir a secretaria municipal de Meio Ambiente de Poços de Caldas, criada em 2022 pelo prefeito Sérgio Azevedo. O advogado com ampla atuação na área , dentro da OAB e co-autor do livro Direito Ambiental, relembrou sua atuação na primeira edição do Congresso. “Eu era presidente do Conselho de Meio Ambiente da OAB em Poços e assumi um cargo de conselheiro estadual da OAB em Belo Horizonte. Em BH, eu e meus colegas resolvemos fazer um círculo de estudos jurídicos na área de mineração, com sede em Poços de Caldas. Foi então, em contato com a GSC Eventos, que nasceu o Congresso Nacional de Direito Ambiental de Poços de Caldas, em 2003, com grande repercussão na área. Hoje o evento tomou grandes proporções e, com apoio das instituições educacionais, leva adiante aquela ideia inicial, trazendo importantes contribuições para o desenvolvimento sustentável do país”.

O congresso acontece em Poços até a próxima sexta, 22. Ao longo dos anos foi se firmando como um dos mais relevantes da área ambiental de todo o Brasil, mantendo suas características principais que o tornaram uma referência para todos os profissionais, estudantes e pessoas da área: pluralidade de temas e assuntos dos mais variados e questionadores sobre o Meio Ambiente.

Muito além de uma visão regionalista, o Congresso sempre buscou com suas mesas e personagens, as discussões que abrangem situações e soluções enfatizando questões de norte a sul do país, além de trazer de fora, muitas abordagens que somam e agregam ao conhecimento dos participantes.

A 20ª edição do congresso segue a temática “O futuro da humanidade: sustentabilidade em questão”, com grande foco nos trabalhos científicos, que também serão apresentados virtualmente, dando mais visibilidade e alcance aos apresentadores. Posteriormente, os Anais em formato eletrônico para download serão disponibilizados no site do evento com inscrição do ISSN. Desta forma, o conteúdo científico do Congresso pode ser acessado por milhares de pessoas, valorizando os autores dos trabalhos.

O Congresso é uma realização da GSC Eventos Especiais com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho (IF Sul de Minas) e apoio institucional de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Universidade do Vale do Rio Verde (UninCor). A Prefeitura de Poços de Caldas também é parceira do evento, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas, que receberá os participantes do congresso para uma visita técnica, na manhã desta quarta, 20.