Missa festiva e levantamento dos mastros marcam Dia Municipal dos Ternos de Congos em Poços de Caldas

Poços de Caldas celebrou, na última quinta-feira, o Dia Municipal dos Ternos de Congos. A data foi instituída oficialmente em 2022 e deve ser comemorada anualmente em 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil. A missa festiva na Capela de São Benedito foi celebrada pelo Padre Sandro Henrique, seguida pelo levantamento dos mastros no pátio da Capela, onde acontece a tradicional e centenária Festa de São de Benedito.

“Fico feliz por ter participado de um momento tão alegre”, destacou o Padre Sandro Henrique. Após o levantamento dos mastros, foi servido um farto lanche aos presentes. A Lei Nº 9.589, que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos, foi sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo no dia 22 de maio de 2022. A lei foi aprovada por unanimidade pela Câmara no dia 3 de maio, Dia de Santa Cruz, primeira grande manifestação cultural relacionada à Festa de São Benedito.

A data integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município. Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa. Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além da missa, segue até 11 de outubro, na Câmara Municipal, a exposição “É Dia de Congo!”, que reúne 20 imagens sobre os Ternos de Congos de Poços de Caldas. Ainda dentro da programação, foi realizada a exibição gratuita do documentário “Festa de São Benedito – Um século de resistência”, com bate-papo com Tita e Lúcia Vera, no Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei, na quarta-feira (4), com realização de Juliano Silva Comunicação & Eventos e Carvalho Agência Cultural, com patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Esta é a terceira vez que o Poder Público celebra a data, sendo a segunda após a publicação da Lei. Em 2021, o Dia de São Benedito foi marcado pelo lançamento do documentário “São Benedito de Poços de Caldas: a fé e a devoção de seus Congos e Caiapós”.

Tradição
Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. A festa de São Benedito é registrada como bem imaterial desde 2020.

Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira. Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música. Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.

Com o objetivo de reunir, preservar e valorizar as manifestações tradicionais da cultura popular relacionadas à devoção a São Benedito no município foi criada, em 2002, a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, que conta com os seguintes Ternos de Congos: São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Efigênia, Santa Bárbara e São Gerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José.