Encerramento do Programa Prepara Gastronomia acontece em Poços de Caldas: Valorizando o Sabor Local

O evento de certificação e encerramento do Prepara Gastronomia, promovido pela Prefeitura de Poços de Caldas em parceria com a Secretaria de Turismo e Sebrae Minas, com o apoio do Circuito Turístico Caminhos Gerais, está marcado para o dia 30, às 9h00, no Palace Hotel Salão Verde.

O Prepara Gastronomia é um programa estratégico delineado pelo Sebrae Minas para promover a gastronomia em Minas Gerais e oferecer suporte fundamental aos pequenos negócios do segmento de alimentação. A iniciativa recebeu um impulso significativo do Conselho Municipal de Turismo, que alocou recursos do Fundo do Turismo para apoiar a causa.

Uma parte crucial do programa foi a expedição gastronômica, que consistiu em uma série de treinamentos de capacitação específicos para o setor de gastronomia. As pequenas empresas do setor de alimentação receberam suporte dos consultores especializados do Sebrae Minas e renomados chefes de cozinha. O objetivo foi aprimorar os processos de gestão dessas empresas, combinando treinamentos online e presenciais para preparar sabores de Poços de Caldas, com características únicas, que entram no cardápio dos estabelecimentos participantes, que promete encantar paladares.

No total, 16 empresas foram cuidadosamente selecionadas em Poços de Caldas, após um rigoroso processo de seleção previsto pelo edital n° 001/2023. Essas empresas representam uma diversidade rica do cenário gastronômico local, incluindo cafeterias, bares, restaurantes, sorveterias e até mesmo uma cervejaria.

O Prepara Gastronomia não ofereceu apenas treinamento e capacitação, mas também criou uma comunidade gastronômica unida em Poços de Caldas. A troca de conhecimentos e experiências entre as empresas participantes não apenas fortalece os laços da comunidade empresarial, mas também promove uma cultura de colaboração e aprendizado contínuo.

O evento de certificação e encerramento no Palace Hotel Salão Verde será o culminar de meses de dedicação e aprendizagem. As empresas participantes serão reconhecidas por suas habilidades e dedicação em aprimoramento da cena gastronômica local. Além disso, este evento marcará o início de uma nova era para a gastronomia em Poços de Caldas, com empresas mais resilientes, inovadoras e qualificadas para enfrentar os desafios do mercado atual.

Segundo Rosilene Faria, diretora do Departamento dos Serviços Termais, responsável pelo projeto, o Prepara Gastronomia não é apenas um programa, é uma jornada promissora de transformação para o setor de alimentação em Poços de Caldas. Ao investir nas habilidades e conhecimentos de pequenas empresas locais, a cidade está investindo em sua própria gastronomia, destacando os sabores únicos e as tradições culinárias que tornam Poços de Caldas, verdadeiramente especial.

Para o secretário de Turismo, Israel Pereira, o sucesso de Poços de Caldas é profundamente entrelaçado com a qualidade de nossos estabelecimentos gastronômicos. E agora, com o Prepara Gastronomia, fortalecemos não a identidade apenas desses negócios, mas também a nossa cidade como destino turístico. Quando os viajantes vêm para Poços, eles não apenas saboreiam nossa culinária, eles experimentam nossa paixão, criatividade e hospitalidade. Este programa não é apenas sobre comida, é sobre qualidade, inovação e experiências especializadas. Ele representa a qualificação da administração de nossas empresas, com mãos comprometidas que elevam não apenas o padrão de serviço, mas também a cidade de Poços de Caldas.”

Ao longo das próximas semanas, vamos embarcar em uma jornada gastronômica incrível pelas delícias preparadas pelos nossos talentosos estabelecimentos no programa Prepara Gastronomia.
A cada semana, mergulharemos nos sabores únicos e nas criações inovadoras que surgiram graças a esse programa transformador pelas redes sociais da Prefeitura de Poços de Caldas.